segunda-feira, 27 de junho de 2016

Famoso pelos filmes de pancadaria, ator Bud Spencer morre aos 86 anos


O popular ator italiano Bud Spencer morreu, esta segunda-feira, em Roma. Tinha 86 anos. O anúncio da morte de Carlo Pedersoli, o verdadeiro nome de Bud Spencer, foi feito pelo filho: “O papá deixou-nos pacificamente às 18h15 (17h15 em Lisboa). Não sofreu. Estivemos todos a seu lado e a sua última palavra foi ‘obrigado’”, declarou Giuseppe Pedersoli à agência de notícias italiana, ANSA.

Carlo Vicente Pedersoli, cujo nome artístico foi Bud Spencer, nasceu no Borgo Santa Lucia, um bairro histórico de Nápoles, no dia 31 de outubro de 1929. Para além do cinema foi também atleta e fez parte da seleção italiana de natação nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956. Foi também o primeiro italiano a nadar os 100 metros em menos de um minuto.

Tornou-se conhecido do grande público pela dupla que protagonizou com Terrence Hill nos cómicos ‘spaghetti westerns’ dos anos 70 do século passado. O sucesso da dupla começou, em 1970, com “Trinitá, Cowboy Insolente” (“Lo chiamavano Trinità”) e continuou logo no ano seguinte com “Continuaram a Chamar-lhe Trinitá” (“Continuavano a chiamarlo Trinità”). O nome artístico Bud Spencer foi uma homenagem à sua cerveja favorita – a Budweiser – e ao ator Spencer Tracy.