terça-feira, 14 de junho de 2016

Motoristas podem consultar multas e infrações em aplicativo do Detran-RN

O aplicativo para smartphones lançado pelo Detran/RN no último mês de maio ganha agora novas funcionalidades que vão conceder ao usuário maior possibilidade de acesso aos serviços oferecidos pelo Órgão de trânsito do Rio Grande do Norte. Uma das novidades principais apresentadas na nova versão é a consulta de multas e infrações, como também o acesso a verificação de todos os débitos relacionados ao veículo consultado.

O usuário tem agora a opção de realizar o seu agendamento de vistoria veicular diretamente no aplicativo, selecionando a data e o horário mais adequados para apresentar seu veículo no pátio da sede administrativa do Detran/RN onde será efetuado o serviço de vistoria, necessário para aqueles que, por exemplo, desejam transferir a propriedade do automóvel.

Outra iniciativa tomada pela Direção do Detran/RN para minimizar o fluxo de pessoas e a formação de filas nas unidades do Órgão foi a implantação do facilitador de pagamento de débito adicionado ao aplicativo. Neste caso, o cidadão acessa pelo telefone celular o aplicativo e na funcionalidade de multas e taxas pode copiar e salvar o código de barras referente ao débito e com isso realizar o pagamento em caixas eletrônicos ou pelo internet banking. “Para quem tem sistema operacional Android já está funcionando a função multas e taxas com a alternativa de salvar o condigo de barra para pagamento”, informou a subcoordenadora de informática do Detran/RN, Lena Campos.

O aplicativo também passou por mudança no ícone e algumas falhas detectadas durante a utilização foram corrigidas. Pela ferramenta de comunicação ainda é possível que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e os vários serviço realizados pelo Órgão especificando a documentação necessária para proceder com a abertura de processos, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços com mapas, distância e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.

Para que o usuário consiga verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS.