sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pronatec receberá R$ 78 milhões do MEC


Com foco no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quinta-feira (16),R$ 78 milhões para instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e secretarias estaduais de educação participantes da Bolsa Formação e da Rede e-Tec Brasil.

Também serão contempladas com os recursos 470 instituições privadas participantes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferta vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No caso de cursos ofertados pelas instituições públicas, os recursos da Bolsa Formação correspondem ao custeio de todas as despesas relacionadas ao curso por estudante, incluindo eventual assistência estudantil e os insumos necessários para a participação nos cursos, como contratação de professores, por exemplo. Segundo o MEC, nas instituições privadas, o valor se refere ao pagamento de bolsa de estudo na forma de mensalidades e é feito diretamente para suas mantenedoras.