domingo, 31 de julho de 2016

Lewis Hamilton aproveita dia ruim de Rosberg, vence e amplia vantagem


Em quase uma repetição da história do GP da Hungria, Lewis Hamilton passou Nico Rosberg na largada para vencer com tranquilidade o GP da Alemanha. Porém, ao contrário da etapa do último final de semana, quando chegou em segundo, desta vez os primeiros metros ruins acabaram custando caro para o piloto da casa, que foi apenas o quarto e viu a desvantagem no campeonato subir de seis para 19 pontos.

Aproveitando a oportunidade, a Red Bull completou o pódio com Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Do lado dos brasileiros, contudo, o dia não foi bom: Felipe Massa esteve lento desde as primeiras voltas e a Williams, suspeitando de um problema mecânico, decidiu abandonar a prova. Já Felipe Nasr largou bem, mas não conseguiu manter o ritmo e também acabou abandonando com seis voltas para o fim.

Largando da pole, Rosberg teve uma primeira volta bastante complicada, perdendo quatro posições na primeira curva e brigando no meio das Ferrari e das Red Bull para fechar o primeiro giro em quarto. Com isso, Hamilton se aproveitou para tomar a ponta, com Verstappen passando Ricciardo na primeira curva para assumir o segundo posto. Felipe Massa manteve o décimo posto, enquanto Felipe Nasr ganhou quatro posições na largada e subiu para 17º.

Rosberg foi para cima de Ricciardo na segunda volta e os dois ficaram lado a lado por várias curvas, mas o alemão não conseguiu fazer a ultrapassagem.

Enquanto isso, mais atrás, Massa tinha dificuldades com a traseira da Williams e perdia posições, obrigando a equipe a antecipar seu primeiro pit stop, antes da décima volta.

Quem também optou pela antecipação foi Rosberg, tentando superar Ricciardo nos boxes. Porém, a parada não foi boa e o alemão continuou atrás das duas Red Bull. Com isso, após as primeiras paradas, o top 10 tinha Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Bottas, Grosjean, Hulkenberg e Gutierrez e, entre os ponteiros, apenas Verstappen e Rosberg optaram por seguir com o composto supermacio.