quinta-feira, 7 de julho de 2016

Warner e Globo controlam 60% dos canais de TV por assinatura do Brasil

A Ancine (Agência Nacional de Cinema) divulgou nesta quarta-feira (6), um estudo intitulado “TV por Assinatura no Brasil: Aspectos Econômicos e Estruturais“.

O documento traz um levantamento completo sobre concentração, características econômicas e regulatórias e o patamar de grupos em atuação no mercado audiovisual brasileiro.

A principal constatação é de que a Warner e a Globo controlam mais da metade dos canais de TV por assinatura do Brasil, através de suas programadoras.

O primeiro lugar é da Globo, com 61 canais, ou 30,7% do total – são exatas seis programadoras, com a Globosat sendo a maior.

Em seguida aparece a Time Warner, com 58 canais e 11 programadoras, ou 29,1%, com a Turner sendo o seu carro-chefe. Juntos, os dois grupos controlam 60% dos canais da TV por assinatura brasileira.

No que se refere a programadoras, o país conta com 39, sendo de predomínio da Timer Warner, com 11, ou 28,2% do total, seguido da Globosat, que tem 6 ou 15,4%, Disney e AMC em seguida – 2 cada um ou 5,1%.

As principais marcas da Time Warner são a HBO, Cartoon Network e Warner, enquanto que no Grupo Globo Telecine, Universal, Syfy, Studio Universal, Megapix e Premiére aparecem na frente.

Por fim, a Ancine diz que as séries e filmes ainda são predominantes na TV paga, mesmo com o aumento da audiência dos streamings, como a Netflix.

Atualmente, são 74 em atividade, ou seja, 35% deste todo, seguido por esportes (21%), variedades (20%), infantil (10%), documentários (8%) e notícias (5%).