domingo, 14 de agosto de 2016

Brasil perde pela 1ª vez para a Itália em Olimpíadas e pode sair na primeira fase


Por Folha

A seleção masculina de vôlei do Brasil perdeu pela primeira vez na história olímpica para a Itália, na madrugada deste sábado para domingo (14), no Maracanãzinho.

No nono confronto entre duas das mais tradicionais escolas do vôlei mundial, os italianos fizeram 3 sets a 1 sobre os brasileiros (parciais de 25/23, 23/25, 22/25 e 15/25).

A derrota em casa foi a segunda dos comandados de Bernardinho em quatro partidas nesta Olimpíada do Rio.

Com o resultado, a Itália (com 12 pontos) já está classificada para as quartas de final. Brasil, EUA, Canadá e França, este o adversário brasileiro na segunda-feira (15), estão com seis pontos e disputam as três vagas que restam para a próxima fase.

O Brasil precisa vencer a França na última rodada para avançar às quartas de final sem depender de outros países.

Caso percam para os franceses, os brasileiros precisariam torcer para o México, já eliminado, vencer os EUA (resultado improvável) ou para os já classificados e líderes italianos baterem o Canadá.

Vale destacar que, na última rodada, a Itália não tem qualquer objetivo a alcançar e poderia perder para os canadenses sem comprometer a sua sequência no torneio.

No Mundial, de 2010, na Itália, o Brasil entregou um jogo para a Bulgária para ter o caminho facilitado até a fase decisiva. A torcida italiana chegou a vaiar a equipe de Bernardinho, que foi campeã contra Cuba. Ainda venceria a Itália na semifinal.

Agora a Itália pode ajudar a tirar o Brasil da Olimpíada em casa. Mas apenas se o próprio Brasil não fizer sua parte na segunda-feira.