sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sinal sonoro facilita o acesso aos deficientes visuais aos ônibus urbanos


Atendendo à uma solicitação da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte, instituição militante em favor dos direitos da pessoa com deficiência visual, a STTU e o SETURN apresentaram à essa instituição, nesta quinta-feira, 18, uma ferramenta que atenderá a este segmento. Trata-se de um sinal sonoro duplo, emitido pelo validador, somente quando o cartão do usuário com deficiência visual for apresentado, indicando que o acesso deste usuário foi permitido naquele momento.

Ronaldo Tavares, presidente da SOCERN, testou a aplicação e comentou: “Esse recurso vai permitir uma acessibilidade plena ao sistema de transporte, pois o sinal sonoro nos garante autonomia e independência. Isso é de um alcance social inestimável.”

Elequicina Maria dos Santos, secretária da STTU, frisou a importância da ferramenta: “Uma vez que o sinal sonoro agiliza o embarque da pessoa com deficiência visual, o acesso dos demais usuários será mais fluido, gerando benefício para o transporte público como um todo.” A configuração estará ativa em todos os validadores dos ônibus urbanos a partir da próxima segunda-feira, 29.