sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ideb do município de Japi alcança maior índice desde 2013 nas séries iniciais


A rede municipal de ensino de Japi conseguiu aumentar sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando a maior nota dos últimos anos. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (08) pelo Ministério da Educação.

De acordo com o relatório, o Ideb de Japi nas séries do 4º e 5º anos, que foi de 3.2 em 2013, em 2015 alcançou a pontuação de 3.7. O índice das séries do 8º e 9º, que foi de 2.4 em 2009, subiu para 2.8 em 2015.

O crescimento no Ideb de Japi reforça o que foi mostrado pela Folha de São Paulo, através de um mapa detalhado sobre o nível de eficiência das gestões dos municípios brasileiros. Tal estudo apontou que em Japi é investido mais que a média nacional na área da Educação.

Segundo o estudo, Japi investe 36% de sua receita total em Educação, quando a média no Brasil é 32%.

O Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.