sexta-feira, 23 de setembro de 2016

MEC afirma que estudo para novo Fies sai em 60 dias

O Ministério da Educação espera concluir um estudo preliminar sobre um novo modelo de financiamento estudantil nos próximos 60 dias, segundo afirmou o secretário da Secretaria de Ensino Superior, Paulo Barone.

Durante o Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro, ele disse que o governo estuda uma “transformação significativa” no programa. Barone não deu detalhes sobre os modelos em estudo, mas destacou que se procura uma maior integração entre governo, instituições de ensino, bancos e estudantes.

A principal possibilidade envolve modelos de utilização de funding privado para os financiamentos. O prazo para que esse novo Fies seja implementado não é certo. No setor, a avaliação é de que medidas assim demorariam a ser viabilizadas.

“Entendemos que a utilização do funding privado depende de um modelo que dê garantias e, seria preciso a elaboração de um projeto de lei a ser discutido no Congresso”, disse o diretor executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, Rodrigo Capelato.