sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Proposta estabelece competência para julgar prefeitos e vereadores

Em análise na Câmara dos Deputados proposta revoga artigo da norma sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67) para estabelecer a competência de estados e municípios em julgá-los. A medida está prevista no Projeto de Lei 5754/16, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Segundo ele, a mudança visa a adaptar a norma à Constituição, que já reconhece essa prerrogativa.

Com a nova redação, o artigo deixa claro que as infrações político-administrativas dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão punidas conforme as constituições dos estados e das leis orgânicas municipais, respeitados o contraditório e a ampla defesa. Hoje, o artigo em questão trata apenas das infrações político-administrativas dos prefeitos que podem resultar na cassação de mandato conforme julgamento da Câmara dos Vereadores.

A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o texto deve ser votado pelo Plenário.