segunda-feira, 3 de outubro de 2016

54 cidades brasileiras terão segundo turno

Das 92 cidades brasileiras em que a realização de um segundo turno era possível, 54 terão eleitores novamente nas urnas no próximo dia 30 de outubro. A legislação determina uma segunda rodada com os dois candidatos mais bem posicionados em municípios com mais de 200 mil eleitores –desde que um dos candidatos não obtenha 50% dos votos válidos mais um.

Neste ano, uma das principais ausências no segundo turno será São Paulo –desde 1992, primeira eleição em que o sistema começou a vigorar, a capital paulista sempre teve uma segunda rodada. O tucano João Doria foi o primeiro candidato avencer a disputa já no primeiro turno.

Das 55 cidades que terão segundo turno, 18 são capitais. Só em oito delas, contando São Paulo, a disputa se resolveu já neste domingo (2): Rio Branco (AC), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Boa Vista (RR) –além delas, Palmas (TO) já elegeu seu prefeito, por não ter 200 mil eleitores.

Nas disputas de segundo turno, o PSDB será o partido com mais representantes: dos 110 candidatos, 19 são tucanos –13 deles terminaram a disputa neste domingo na liderança. Em seguida, vêm o PMDB (14 nomes) e o PSB (9).

O PT tem apenas sete candidatos com chance de se eleger: em Anápolis (GO), Santa Maria (RS), Vitória da Conquista (BA), Juiz de Fora (MG), Mauá (SP), Santo André (SP) e Recife (PE) –esta, a única capital em que o segundo turno terá um petista. Só nas cidades goiana e gaúcha o nome do PT ficou em primeiro lugar neste domingo.(Folha de S.Paulo)