sábado, 1 de outubro de 2016

Candidatos copiam planos de governo por todo o país

A legislação eleitoral exige que os candidatos deixem os planos de governo à disposição dos eleitores para consulta. É uma forma de comparar propostas, de analisar as diferenças. Mas também é um jeito de encontrar semelhanças muito suspeitas.

E quando a cópia é feita por um candidato à prefeitura? Sem o mínimo constrangimento, propostas são copiadas palavra por palavra, e inseridas em programas de governo apresentados à Justiça Eleitoral.

Veja este exemplo, uma ideia na área da segurança: “Promover a pesquisa e a inclusão das ciências aplicadas à redução da criminalidade, bem como interagir com a comunidade acadêmica para realizar estudos visando o entendimento mais apurado do fenômeno da violência/criminalidade.”

A reportagem identificou esta proposta exatamente igual em 13 candidaturas pelo país, em dez estados diferentes. Aparece, inclusive, em programas de candidatos adversários na mesma cidade.

Na área do meio ambiente também: “Identificar, restaurar, conservar e incentivar a conservação de áreas de nascentes, incluindo essas áreas na regulamentação da reserva particular de patrimônio natural municipal”.

Parece algo bem específico de uma determinada cidade. Só que foi encontrada exatamente assim em 18 candidaturas em dez estados E por aí vai. A equipe do Jornal Nacional encontrou pelo menos 41 propostas que aparecem de forma idêntica em diversas candidaturas pelo país.