domingo, 27 de novembro de 2016

Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1


Nico Rosberg sagrou-se neste domingo campeão mundial de Fórmula 1 ao alcançar o segundo lugar, atrás de Lewis Hamilton, em Abu Dhabi, onde precisava apenas de terminar no último lugar do pódio.

O piloto alemão é assim campeão mundial 34 anos depois de o pai, Keke Rosberg, ter vencido o Mundial de Fórmula 1. Esta, aliás, é apenas a segunda vez em que um filho de um antigo campeão ganha igualmente o campeonato: a primeira aconteceu com Damon Hill em 1996, depois de o pai, Graham Hill, ter sido campeão em 1962 e 1968.

Em Abu Dhabi, Hamilton aproveitou a pole position para fazer o que lhe competia: vencer e esperar que o colega e rival da Mercedes experimentasse algum tipo de problema mecânico que o impedisse de levar a cabo uma corrida estratégica à parte, a pensar exclusivamente no título mundial.

O alemão saiu logo atrás de Hamilton, concentrado e disposto a controlar o inglês à distância, sem correr riscos desnecessários. Rosberg beneficiou ainda de um erro de Verstappen na largada, que fez o holandês cair para a última posição depois de entrar em pião. Sem a pressão de Verstappen , Rosberg estava ainda mais à vontade para colocar o plano de corrida em prática.

Mas a escolha de pneus e a primeira ida às boxes alterou um pouco o guião do germânico. Hamilton foi o primeiro a trocar e a perder uma fracção de segundos suficiente para elevar o ritmo cardíaco, já que o Ferrari de Räikkönen entrou logo atrás e obrigou a Mercedes a conter o regresso à pista. Situação que se repetiu logo depois, com Rosberg a perder ainda mais tempo do que o companheiro.