quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Obama se dedica à campanha de Hillary para mobilizar seus eleitores


A uma semana das eleições que escolherão seu sucessor, o presidente Barack Obama começa hoje, 2, uma turnê de quatro dias de campanha para a candidata democrata Hillary Clinton. Isso acontece num momento de nervosismo na campanha de Hillary frente ao crescimento nas pesquisas do republicano Donald Trump.

O objetivo de Obama é mobilizar os eleitores negros e latinos que deram impulso à sua chegada à Casa Branca. O democrata Obama participa hoje à noite de um comício pró Hillary em Ohio. Na quarta-feira e na sexta-feira visitará a Carolina do Norte.

E na quinta-feira estará na Flórida. Os três Estados são fundamentais, em que Hillary e Trump estão empatados. Quem ganha um Estado leva todos os seus votos eleitorais. O candidato que atingir os 270 votos dos 538 em jogo, ganha as eleições.

Neste cenário, as pesquisas apontam para o empate. Uma pesquisa de The Washington Post apontou Trump à frente. Mas existe uma desvantagem que pode ser decisiva. Na reta final da campanha, Hillary tem o apoio de Obama e das grandes figuras democratas. Enquanto Trump está sozinho com sua família, sem o apoio da cúpula republicana.