segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Polícia Federal diz que tema da redação do Enem vazou antes das provas começarem

Da Tribuna do Norte – A Polícia Federal afirma que um candidato preso no Ceará teve acesso ao tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes das provas. Segundo a delegada da PF Fernanda Coutinho, coordenadora regional da segurança do Enem no Ceará, o candidato estava com um ponto eletrônico e com o texto da redação pronto para ser transcrito.

“Ele já tinha tido acesso ao gabarito da prova e ao tema da redação antes mesmo do início das provas”, disse Coutinho. De acordo com ela, o homem estava com o rascunho da redação feita no bolso da calça e, por volta das 11h30, recebeu uma mensagem no celular com o gabarito da prova. O homem, de 34 anos, foi preso em flagrante e a delegada afirmou que a PF já sabia da intenção dele em fraudar o exame. Em depoimento, ele informou que é secretário de Saúde de um município cearense.

Além dessa prisão, um outro candidato foi detido em Macapá por tentativa de fraude. A PF afirmou que ele recebeu o tema da redação de uma amiga na manhã de domingo. “Após a saída do candidato suspeito do local de prova, ele foi abordado e, durante busca pessoal, foi encontrado um texto com o tema da redação do Enem”, informou a PF, em nota. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não se pronunciou sobre o assunto.