quarta-feira, 23 de novembro de 2016

TV Cultura retira música de Chico Buarque da abertura do "Roda Viva"


A TV Cultura retirou a música "Roda Viva", de Chico Buarque, da abertura do "Roda Viva" a partir da próxima segunda-feira (28). A decisão foi tomada após o cantor ter sentido desconforto com a participação de Michel Temer na edição do dia 14. A emissora, porém, diz que a mudança já estava prevista para comemorar os 30 anos do programa.

"A TV Cultura, em comemoração aos 30 anos do 'Roda Viva', recentemente, reformulou todo o pacote gráfico e vinhetas do programa. Agora, dentre as ações já previstas de atualização da atração, passa a ter nova trilha sonora a partir desta segunda-feira (28/11)", informou a emissora.

O UOL apurou que a canção foi retirada da abertura do "Roda Viva" a mando de Chico Buarque. O advogado do cantor verificou que a autorização do uso da música era informal, sem documentação oficial, e enviou à Cultura uma notificação extrajudicial proibindo o uso da trilha no programa de entrevistas.

A participação de Michel Temer no "Roda Viva" causou revolta entre críticos ao presidente e deixou "desconfortável" Chico Buarque. Ele apoiou o movimento lançado nesta semana pelo site "Jornalistas Livres" contra o uso da música na atração e cogitou desautorizar o uso da música pela Cultura.

"Que ele tem um certo desconforto de ver a música dele em um programa que, nas últimas edições e já há algum tempo, é bastante diferente e desvirtuado do programa original, ele sente", disse a assessoria de imprensa de Chico Buarque na última quinta.