Entidades, lideranças políticas e partidos publicam nota de pesar pelo falecimento de Wilma de Faria - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

16/06/2017

Entidades, lideranças políticas e partidos publicam nota de pesar pelo falecimento de Wilma de Faria


O falecimento da ex-governadora Wilma de Faria na noite da quinta-feira (15/06) fez com que muitas entidades, políticos e partidos divulgassem notas de pesar. Governo e Prefeitura também publicaram condolências.

Wilma de Faria morreu às 23h40 deste feriado de Corpus Christi, 15 de junho, aos 72 anos. Ela lutava contra um câncer no sistema digestivo há mais de dois anos e estava internada na Casa de Saúde São Lucas desde 3 de junho.

Veja algumas notas:

Nota do Governo do RN

O Governo do Estado lamenta, com profundo pesar, o falecimento da ex-governadora Wilma de Faria, que conduziu o Rio Grande do Norte por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010. Mossoroense, ela foi uma das mais relevantes mulheres da política nacional e tornou-se referência da força feminina, vindo a ser a primeira prefeita de Natal e primeira mulher a governar o estado.

Wilma de Faria foi deputada federal constituinte, secretária de estado, vice-prefeita da capital e, mais recentemente, ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Natal.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da mesma universidade. Sobrinha-neta do ex-governador Dinarte Mariz, Wilma de Faria entrou para a vida pública como primeira-dama do Rio Grande do Norte, em 1979.

Wilma de Faria deixa quatro filhos – entre eles, a deputada estadual Márcia Maia. O velório será na Pinacoteca do Estado (Palácio Potengi), a partir das 8h desta sexta-feira. O Estado irá decretar três dias de luto oficial pelo falecimento da ex-governadora.

O governador Robinson Faria, o vice-governador Fábio Dantas, secretários de estado e servidores, expressam suas condolências aos familiares nesta hora de profundo pesar.

Nota da Prefeitura do Natal

É com profundo pesar que a Prefeitura do Natal lamenta o falecimento da vereadora, ex-governadora e ex-prefeita Wilma de Faria.

Wilma foi prefeita da cidade por três mandatos, tendo toda uma história de serviços prestados a Natal e à sua gente não somente na realização de importantes obras de infraestrutura, como com presença marcante na atuação social, refletindo sua formação como professora universitária e mestre em Educação pela UFRN.

Wilma também foi vice-prefeita de Natal nos últimos quatro anos e, agora, apesar do curto tempo de mandato como vereadora, continuou sua atuação em defesa das políticas públicas de atendimento aos mais carentes.

Além disso, ao se dedicar à política, Wilma de Faria abraçou com pioneirismo a luta pela emancipação feminina e abriu caminhos para a presença da mulher na política de Natal e do Rio Grande do Norte.

O prefeito Carlos Eduardo determinou a decretação de luto oficial de três dias na cidade e manifesta em nome de todos que fazem a Prefeitura do Natal as mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

Nota do presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Ezequiel Ferreira torna público o seu sentimento de pesar pelo falecimento da professora Wilma Maria de Faria, a cidadã potiguar que por mérito, trabalho, garra, coragem, determinação e espírito público, marcou a sua trajetória política com raro ineditismo e ousadia, destacando-se como a primeira prefeita de Natal, primeira deputada federal e primeira governadora do Estado.

Wilma de Faria norteou sua vida pública pelos caminhos da solidariedade e destacada visão social, deixando um legado importante para a população e a história do Rio Grande do Norte.

Aos seus filhos, deputada Márcia Maia, Ana Cristina, Lauro e Cíntia, aos seus irmãos e demais familiares e amigos, externamos a nossa solidariedade e votos de força e coragem nesse momento de profunda dor e emoção pela eterna ausência da mulher, cidadã, política e guerreira Wilma de Faria.

Nota da Câmara Municipal de Natal

Sob grande consternação, a Câmara Municipal de Natal recebeu a notícia do falecimento da vereadora e ex-governadora Wilma de Faria. Em sua rápida passagem pelo Legislativo natalense, e na condição de 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, ela engrandeceu o parlamento com uma postura firme, discreta e justa.

Wilma de Faria iniciou sua carreira política como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social do RN em 1983, sendo eleita três anos depois deputada federal. Conquistou seu primeiro mandato como prefeita de Natal em 1988, feito que repetiu outras duas vezes. Em 2002 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte e reeleita para o cargo em 2006.

A “guerreira”, como Wilma ficou conhecida, foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de Natal, primeira governadora do RN, além da primeira potiguar a ser eleita deputada federal. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política.

Neste momento de dor, os vereadores de Natal dirigem seus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de norte-riograndenses que compartilham o sentimento de tristeza pela partida dessa grande mulher que deixa um legado na política do Rio Grande do Norte.

Nota da UFRN

Com natural consternação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte registra o falecimento de Vilma de Faria.

Exercendo o mandato de vereadora, após uma trajetória política que a levou às mais variadas funções, dela se pode dizer que foi uma mulher singular.

Singular, pelo destemor de enfrentar desafios que a levariam ao proscênio da cena política. Singular, pela obstinação de valorizar a condição feminina, arrostando preconceitos e incompreensões. Singular pela coragem de enfrentar as vicissitudes – políticas ou pessoais – com a mesma disposição de luta que levava os correligionários a considerá-la uma guerreira.

Prefeita, Governadora, Deputada Federal, jamais hesitou em colocar o interesse público acima do interesse pessoal, como jamais escondeu o orgulho de haver iniciado a sua vida profissional como professora do Departamento de Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 1979.

Descanse em paz, professora Vilma. Seus familiares, amigos e colegas da UFRN se solidarizam nesse instante de dor.

Nota do PSB

Foi com grande pesar, que nesta manhã de sexta-feira, 16 de Junho de 2017, recebemos a notícia da morte da Ex-Governadora Wilma de Farias, uma mulher íntegra, humana e verdadeira. A GUERREIRA como é chamada, lutou por grandes causas em nosso estado, em especial pelos mais pobres, sempre ajudando a realizar os sonhos dos mais carentes.

Uma política exemplar, deixará em nossas lembranças a sua história de lutas e seu legado jamais será esquecido.

Venho externar maus sentimentos a família desta mulher GUERREIRA, neste momento de dor, rogo a Deus, que a receba nos céus, com a honra que merece.

Sugiro que um busto da Primeira mulher Deputada, Governadora, Prefeita, seja erguido em sua homenagem.

Nota do senador Garibaldi

O pioneirismo foi uma das marcas de Wilma de Faria. Primeira prefeita eleita de Natal e primeira governadora do Rio Grande do Norte, ela também foi a primeira deputada federal a representar o estado na Câmara dos Deputados. Eu e Wilma nem sempre dividimos o mesmo palanque. Porém, apesar das eventuais divergências políticas em determinados momentos, tive a satisfação de desfrutar de sua amizade nos últimos anos. Ela era uma mulher forte, obstinada e carismática. A notícia de sua morte entristece o Rio Grande do Norte. Peço a Deus conforto para sua família nesse momento de dor.

Nota da CDL Natal

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal Augusto Vaz, lamenta o falecimento da vereadora Wilma de Faria e solidariza-se com familiares, amigos e admiradores da líder política.

Professora Wilma de Faria foi Deputada Federal Constituinte, Governadora do Rio Grande do Norte por dois mandatos, Prefeita da cidade do Natal por três vezes, Vice-prefeita e Vereadora, deixando assim sua contribuição como cidadã e política para história deste Estado.

O setor do comércio reconhece o apoio da gestão de Wilma de Faria enquanto Governadora em ações como o aumento do teto do simples estadual e apoio expressivo na Liquida Natal. Neste momento de dor, enviamos nossas condolências a todos.

Nota do Mercado Imobiliário

O Sindicato da Habitação do Rio Grande do Norte (SECOVI/RN) lamenta profundamente o falecimento da ex-governadora Wilma Maria de Faria, um nome que ficará para sempre marcado não só na política do Rio Grande do Norte, como também nos anais do mercado imobiliário potiguar.

Wilma de Faria foi a primeira entre os governadores do País a apostar na divulgação das possibilidades de investimento do Rio Grande do Norte e, consequentemente, do Brasil, em feiras internacionais, missões empresarias multisetorais e workshops, fato que resultou em um fantástico crescimento do mercado imobiliário no passado recente.

A sua visão desenvolvimentista é reconhecida por todos os que fazem o mercado imobiliário do Rio Grande do Norte, que em 2010 lhe concedeu a “Comenda JK”, a mais alta honraria da categoria no País. Ela, então, passou a ser a primeira mulher no exercício da atividade política no País a receber a distinção.

Nada mais justo.

Wilma de Faria foi uma versão feminina de Juscelino Kubitschek. Com seu estilo ousado de governar, desenvolveu uma administração de muitas realizações, notadamente, no tocante ao desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Nesse momento de dor pela imensa perda, o SECOVI/RN soma-se aos milhares de norte-rio-grandeses e roga a Deus que conforte o coração de todos os seus familiares e amigos.

Nota da Fecomércio

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, vem a público manifestar o sentimento de pesar aos familiares e lamentar profundamente o falecimento da vereadora e ex-governadora Wilma de Faria. O seu espírito público, ratificado no interesse pelo desenvolvimento social e econômico do RN, marcas inegáveis de sua vida pública, serão, para sempre, um dos grandes legados que ela deixará a todos nós! Que Deus a acolha, em sua infinita misericórdia, na sua morada eterna, confortando todos que a rodeiam.
Nota da Fiern

O Sistema FIERN se associa ao lamento pelo falecimento de Wilma de Faria, uma das mais importantes líderes do Rio Grande do Norte que, quando Prefeita de Natal e Governadora do Estado, foi uma destacada aliada do desenvolvimento potiguar, notadamente, em ações de apoio à indústria local. Aos seus familiares, em especial, nossa solidariedade e respeito.

Nota de Fábio Dantas – Vice-Governador do RN

“Neste momento de pesar externo minha eterna admiração, gratidão e respeito pela deputada constituinte, prefeita, governadora, vice-prefeita e vereadora, Wilma de Faria, por tudo que ela representou e fez pelo Rio Grande do Norte. Uma mulher amiga cuja trajetória foi marcada pela coragem, ousadia, pioneirismo na política e um extremo zelo pelo desenvolvimento social. Seu legado e caráter aguerridos serão sempre lembrados pelo povo potiguar. Natal está órfã daquela que praticamente fez tudo que existe hoje. Aos familiares e amigos, rogo a Deus que os confortem por essa perda irreparável. Sou eternamente grato, pois foi ela a primeira pessoa que, com muito carinho, confiou em mim para trabalhar pelo nosso Estado. Descanse em paz, amiga”.

Nota Zenaide Maia – deputada federal

“Recebo a notícia com profundo pesar. Wilma foi uma mulher pioneira em nosso Estado quando assumiu cargos como deputada federal, prefeita de Natal, governadora do Rio Grande do Norte. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política e isso é questão de orgulho para todas nós mulheres que sabemos da nossa importância. Ela também foi esposa, mãe e avó. Neste momento difícil expresso meus sentimentos e orações aos familiares e a todos os norte-riograndenses. A vereadora e Guerreira Wilma de Faria deixa um grande legado para a política do Rio Grande do Norte”.

Nota de Leandro Carlos Prudencio – Presidente Estadual do PHS RN

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) lamenta com profundo pesar e se solidariza com a família e todos os Norte-rio-grandenses pelo falecimento da ex-governadora Wilma Maria de Faria. Pioneira na política do Rio Grande do Norte, tendo sido a primeira mulher eleita deputada federal, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do estado, uma das lideranças mais carismáticas da história potiguar, gestora competente e mulher de coragem, deixa uma trajetória marcada pelo pioneirismo e ousadia e uma enorme lacuna na politica potiguar. Em 1988 se elegeu a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos (1988 1996 e 2000). Já no ano de 2002 marcou mais um capítulo da história política do estado, ao ser eleita a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006. Wilma de Faria também foi vice-prefeita da cidade do Natal entre 2012 e 2016, e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RN) por 20 anos. Atualmente era vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para a legislatura 2017-2020. A “Guerreira do Povo” faz parte da História do Rio Grande do Norte pelo seu trabalho e dedicação aos mais humildes, principalmente na área social. Com a sua partida entra para a história como uma das maiores líderes política do nosso Estado. Descanse em Paz ao lado do Pai Eterno.

Nota de João Maia – Presidente Estadual do Partido da República – PR

O Rio Grande do Norte perdeu, na noite de quinta-feira, aquela que foi deputada constituinte, prefeita, vereadora e governadora do nosso Estado. Mas perdeu, principalmente, a mulher guerreira sempre presente e comprometida com nosso povo. Tive a honra de trabalhar com Wilma e poder presenciar seu espírito público, sua dedicação ao nosso Estado e a nossa gente. A Maurício e todos os familiares o meu abraço solidário. 

Nota de Alvaro Dias – vice-prefeito de Natal

Transmito meu pesar e minha solidariedade aos familiares e amigos da vereadora, ex-governadora e ex-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria. Wilma parte deixando legado de coragem e trabalho, além de inúmeras ações em sua vida pública, especialmente no campo social. Que Deus a receba e conforte todos aqueles que com ela conviveram e sofrem neste momento.

Nota de Eleika Bezerra Guerreiro – vereadora de Natal

É com tristeza e consternação que recebo a notícia do falecimento da amiga vereadora, colega professora e ex-governadora Wilma Maria de Faria. Primeira mulher a governar o estado do Rio Grande do Norte, a figura de Wilma representou o pioneirismo feminino na política do Estado e se notabilizou pela garra, força, coragem e dinamismo. Tive a oportunidade de ser secretária de Educação do município de Natal durante o seu mandato como prefeita da nossa capital no final da década de 1990 e, atualmente, nos encontramos novamente sentando lado a lado na Câmara Municipal do Natal enquanto vereadoras. Seu falecimento entristece e deixa de luto os quadros políticos e a educação norte-rio-grandense. Portanto, neste momento doloroso, manisfesto minhas condolências aos familiares, amigos e admiradores desta mulher de notável garra e espírito público.

Nota da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN)

Todos que fazemos a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) recebemos com profundo pesar a morte da ex-governadora Wilma de Faria, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Sua história de vida dedicada ao Estado ficará marcada para sempre no coração do povo potiguar. Seu exemplo de mãe e mulher batalhadora, “guerreira”, estará guardado na memória de todos nós. Que Deus conforte a família, aos amigos e ao povo do RN.

Nota de Rogério Marinho – Deputado Federal

É com pesar que lamento o falecimento da ex-governadora Wilma de Faria, uma das maiores lideranças políticas do nosso Rio Grande do Norte. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesta hora de dor. 

Nota de Vivaldo Costa – Deputado Estadual

“Estou triste. O Rio Grande do Norte órfão. Wilma foi uma amiga que tive a alegria de caminhar e fazer política ao seu lado. Como deputado estávamos sempre juntos, fui seu auxiliar na prefeitura de Natal. Apresento meu abraço a seus filhos, netos, familiares. Estamos de luto com a partida da nossa Guerreira”.

Nota de Tomba Farias – Deputado Estadual

É com imensa tristeza que expresso o meu pesar pelo falecimento da professora Wilma Maria de Faria, uma mulher que na vida pública transcendeu os limites da política e tornou-se a “Guerreira” do coração e na mente de milhares norte-rio-grandenses. Wilma era assim: externava a dureza do aço no campo de batalha política, mas jamais perdia o olhar de ternura diante das adversidades sociais enfrentadas pelas camadas mais humildes da população.

Nota do Senador José Agripino – Presidente Nacional do Democratas 

“Natal e o Rio Grande do Norte vão sentir falta de uma mulher de temperamento forte e atitudes destemidas. Assim foi Wilma a Secretária, a deputada constituinte, a prefeita, a governadora, a vice-prefeita e a vereadora.Tive com ela momentos de convergência e divergência, mas a política com as suas circunstâncias não foi capaz de destruir os laços de amizade que cultivamos até o fim. Ela vai deixar muitas saudades. Que Deus a guarde”.

Nota de Cristiane Dantas – Deputada estadual

A partida da professora Wilma de Faria deixa uma lacuna sem precedentes na política e na área social do Rio Grande do Norte. O povo potiguar é testemunha do seu legado de pioneirismo como deputada federal constituinte, prefeita de Natal, governadora do Estado, vice-prefeita e vereadora de Natal. Um exemplo de mulher empoderada a ser seguido. Solidarizo-me com os filhos, netos, companheiro e amigos neste momento de pesar.