TJRN irá adotar a Praça Sete de Setembro, em Natal - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

25/07/2017

TJRN irá adotar a Praça Sete de Setembro, em Natal


O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, esteve com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, na tarde desta segunda-feira (24) para propor a adoção da Praça Sete de Setembro, no Centro Histórico da capital, pelo TJRN, com a realização de benfeitorias no espaço público e sua manutenção. A adoção da Praça Sete de Setembro é uma das medidas pelas comemorações dos 125 anos de criação do Tribunal de Justiça, que tem ali a sua sede. A intenção da gestão do TJRN foi aprovada e comemorada pelo prefeito, o qual destacou o exemplo de responsabilidade social dado pelo Judiciário potiguar. “A iniciativa do TJRN é extremamente importante para a cidade de Natal”, disse Carlos Eduardo Alves.

“O serviço de infraestrutura que será feito é um benefício para a população de Natal em geral, que poderá usufruir de benfeitorias e de mais segurança quando a Praça Sete de Setembro estiver reformada”, ressaltou o desembargador Expedito Ferreira.

O projeto de engenharia foi apresentado ao prefeito pela diretora do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Kalina Maia, e contempla, por exemplo, melhoria da iluminação, a troca do piso da praça, o aumento no número de bancos e maior arborização com plantas nativas. O projeto também inclui melhorias no Monumento da Independência e a instalação de uma placa comemorativa dos 125 anos do Tribunal de Justiça.

“É um compromisso do presidente Expedito de adotar a praça, no sentido de cuidar, na parte de arborização, de limpeza, de manutenção, então tudo isso está contemplado no projeto”, ressalta Kalina Maia. Uma das preocupações do projeto é com a iluminação do local, de forma a garantir mais segurança para servidores e usuários do local no período noturno, um dos mais movimentados da capital.

Um convênio entre as duas instituições será firmado concretizando a adoção. O Tribunal deverá iniciar o processo de licitação da obra.

Parcerias

Diante da crise financeira vivenciada pelo Município, Carlos Eduardo Alves destacou a importância de parcerias entre a Prefeitura e instituições como o TJRN em questões como a manutenção de praças. Ele relata que o Município possui cerca de 270 praças públicas e que há dificuldades para a manutenção dos equipamentos. “Administrar a cidade é corresponsabilidade de todos. Não se pode esperar que a Prefeitura sozinha e de cofres vazios realize todas as obras”.

O gestor municipal disse ainda que a revitalização da praça valoriza o Centro Histórico de Natal e que o local, construído em 1914, tem diversos simbolismos. Por estar no centro do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa e da antiga sede do Executivo estadual, o Palácio Potengi, a Praça Sete de Setembro também é conhecida como Praça dos Três Poderes. Além disso, a praça detém o Monumento da Independência, erguido em 1922 em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil.

Como retribuição, o prefeito anunciou que irá estender a decoração natalina para a Praça. Caso a obra esteja concluída até dezembro, a intenção do prefeito é fazer um grande evento de reinauguração, dentro do calendário festivo do Natal em Natal.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência João Eduardo Ribeiro, Valentina Damasceno e João Afonso Pordeus; o secretário geral Luiz Mariz; a secretária de Administração Flavianne Pontes; o secretário de Comunicação Osair Vasconcelos e o chefe de gabinete da Presidência Nicácio Loia de Melo Neto. Pela Prefeitura, presentes o vice-prefeito Álvaro Dias, o procurador Carlos Castim, o controlador Dionísio Gomes, o secretário de Tributação Ludenilson Lopes e o secretário de Comunicação Héverton Freitas.