Cosern desenvolve equipamento para aferir medidores sem interromper fornecimento de energia elétrica dos clientes - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

08/08/2017

Cosern desenvolve equipamento para aferir medidores sem interromper fornecimento de energia elétrica dos clientes


A área de Pesquisa e Desenvolvimento da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, apresentou na última 4ª feira (02), no Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), realizado em João Pessoa (PB), um equipamento que vai permitir aferir medidores em campo sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.

Iniciado como desenvolvimento experimental em 2008, chegando ao cabeça–de-série no final de 2016, o Aferidor de Medidor é resultado de uma parceria entre a área de P&D da Cosern, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), do Paraná, e a Montrel Tecnologia, em São Paulo, como parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Hoje, para os consumidores que solicitam a análise técnica dos seus medidores, a Cosern realiza o procedimento no endereço do cliente ou no laboratório próprio que possui no Edifício-Sede. No primeiro caso, com os equipamentos disponíveis no mercado, faz-se necessário a interrupção do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora para a realização do procedimento de aferição. Com o desenvolvimento do Aferidor, isso não será mais necessário, pois o novo equipamento realiza a compensação de carga e possibilita executar a aferição de acordo com os protocolos regulatórios.

O Aferidor desenvolvido na Cosern é constituído de um material robusto que possibilita agilidade e segurança no transporte, e foi projetado para permitir uma instalação simples e com usabilidade segura para o operador. O uso deste equipamento permite o diagnóstico rápido e preciso, melhoria da qualidade do serviço de aferição de medidor em campo e diminuição da quantidade de medidores enviados ao laboratório para análise técnica.

Além da apresentação do Aferidor, a Cosern exibiu no Citenel painéis interativos e palestras educativas que percorrem todo o Estado nos projetos de Eficiência Energética, tai como “Energia Com Cidadania”, “Paxuá e Paramim”, “Realidade Aumentada”, “Aplicativo do Vale Luz” e “Maquete Virtual”. Todos esses projetos promovem o uso seguro e racional da energia, a cidadania e a conscientização da preservação do Meio Ambiente.

Sobre o Citenel e Seenel

O Citenel é uma mostra realizada a cada dois anos pela Aneel que reúne Distribuidoras de Energia de todo o país, apresentando projetos de inovação na área de P&D. A última edição foi encerrada sexta-feira (04), no Centro de Convenções de João Pessoa, simultaneamente ao V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel), que expõe projetos da área de eficiência das Companhias. Durante o evento houve a divulgação de artigos e informes técnicos ligados aos projetos de P&D e Eficiência Energética, regulados pela Aneel, além da exibição de produtos e resultados dos projetos aprovados pela Agência em anos anteriores.