Papa envia vídeo a jovens presidiários - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

28/08/2017

Papa envia vídeo a jovens presidiários


O Papa enviou uma vídeo-mensagem a jovens detidos do complexo prisional de Ezeiza, na Argentina, em que incentiva os mais novos a fazerem do tempo na prisão uma oportunidade de conversão e mudança.

Na sua declaração, publicada na sexta-feira pela Rádio Vaticano, Francisco salienta que “a vida é um presente, mas um presente que deve ser conquistado todos os dias”.

“A vida chega até nós como uma oferta, mas temos de trabalhar por ela todos os dias, em cada passo, porque ela é um dom que não é fácil de conservar. É preciso coragem todos os dias”, frisa o Papa argentino.

Os jovens em questão estão inseridos num centro para estudantes universitários do referido estabelecimento prisional de Ezeiza, a cerca de 40 quilómetros do coração de Buenos Aires, a cidade natal de Francisco.

O Papa realça que acompanha de perto o trabalho feito naquele centro de detenção, que considera ser “um espaço de trabalho, de cultura”, mas também de “progresso” para os mais novos que, a dado passo da sua vida, cometeram um erro.

Para Francisco, esse erro não pode condicionar o resto da vida daqueles jovens. “Não nos esqueçamos que, para que a pena seja fecunda, deve ter um horizonte de esperança, caso contrário ela permanece fechada em si mesma e é somente um instrumento de tortura, não é fecunda. Esperança de reinserção social, e para isso, formação social, olhando para o futuro, e é isso que vós estais a fazer”, acrescenta.

O Papa assinala ainda que “problemas sempre existirão, mas o horizonte é maior do que os problemas”.

“Dificuldades todos nós as temos, muitas, porém cuidemos desse presente que é a vida e o façamos crescer, cuidemos dele e o façamos florescer”, reforçou.