Neurocirurgião potiguar vai à Alemanha ensinar técnica de cirurgia de coluna desenvolvida no RN - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

27/09/2017

Neurocirurgião potiguar vai à Alemanha ensinar técnica de cirurgia de coluna desenvolvida no RN


Um dos poucos especialistas em cirurgia endoscópica de coluna em atuação no Brasil, o neurocirurgião potiguar Márcio Ramalho foi convidado pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, para ser tutor de um curso na área que acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro no Departamento de Neurocirurgia da instituição alemã. 

Técnica inovadora, a endoscopia de coluna é uma cirurgia por vídeo pela qual são tratados problemas como a hérnia de disco e canal estreito da coluna lombar. O procedimento se caracteriza por ser menos invasivo que métodos tradicionais. Enquanto antes, em técnicas clássicas, era necessário realizar incisões de até 12 cm para abordar uma hérnia de disco, a endoscopia de coluna permite o tratamento com aberturas menores que 1 cm. 

Tal avanço, conta Márcio Ramalho, proporciona maior conforto para os pacientes. “A vantagem do método é um pós-operatório menos doloroso e um menor risco de infecção”, relata o neurocirurgião, que lidera os estudos sobre a técnica no país. 

Na endoscopia de coluna, pela abertura de 1 cm, é inserido um tubo rígido onde é colocado o endoscópio. Com o instrumento, é possível obter uma visão ampliada da área que será operada.

Curso na Paraíba

Em novembro, portanto, após o curso na Alemanha, Márcio Ramalho comandará com outros dois profissionais (Carlos Roberto Drummond e Marcelo Mudo) um treinamento acerca do mesmo procedimento. 

O curso “Acesso endoscópico como opção terapêutica no tratamento das patologias da coluna espinhal” acontecerá entre os dias 3 e 4 de novembro no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na capital paraibana. O público alvo deste treinamento, que já está em sua segunda turma e tem a chancela da Fundação Anglo Americana Abhealth, é de médicos e residentes.

O potiguar Márcio Ramalho é neurocirurgião formado em Natal, com residência em Brasília (DF). O especialista fez pós-graduação na Aachen Rwth Klinikum e na Berlim Freie Universität, na Alemanha