Comissão Europeia diz que independência catalã pode inspirar outras regiões - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

13/10/2017

Comissão Europeia diz que independência catalã pode inspirar outras regiões


O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou hoje (13) que outras regiões europeias podem vir a seguir o exemplo da Catalunha, caso a região confirme sua independência da Espanha. As informações são da agência de notícias EFE.

Acrescentou que o Executivo comunitário não atua como mediador nessa situação, pois criaria "mais caos" na União Europeia (UE). "Se a Catalunha se transforma em (um estado) independente, outros fariam o mesmo. Não gosto disso", afirmou, durante diálogo com estudantes na Universidade de Luxemburgo.

A Comissão Europeia é uma instituição que tem a atribuição de representar e defender os interesses da União Europeia (UE). Braço executivo da UE é responsável pela execução das decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.

Na terça-feira (10), o chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, chegou a declarar a independência em pronunciamento, mas logo depois pediu a suspensão da declaração e tempo para o diálogo com o governo central da Espanha.

O chefe do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, deu cinco dias ao governo da Catalunha para esclarecer se demarcou ou não a independência. O prazo termina na segunda-feira, 16.