ABC pode ter rebaixamento confirmado nesta sexta-feira no Frasqueirão - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

10/11/2017

ABC pode ter rebaixamento confirmado nesta sexta-feira no Frasqueirão


Com uma campanha considerada pífia por muitos especialistas, o ABC entrará em campo nesta sexta-feira, 10, para encarar o Criciúma-SC no Estádio Frasqueirão e tem grandes chances de ter seu rebaixamento confirmado durante o duelo realizado em Natal. Faltando apenas quatro jogos para o torneio ser finalizado, o Alvinegro é lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B com 28 pontos e está a 12 de distância do Luverdense-MT, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Caso não vença a equipe catarinense nesta sexta, restará apenas 9 pontos a serem disputados e a distância para o time mato-grossense será de pelo menos 11 pontos, configurando, então, o descenso.

Em 34 jogos disputados até o momento, o time de Ponta Negra conquistou apenas 7 vitórias, sendo cinco delas em casa (contra Vila Nova-GO, Paysandu-PA, Brasil de Pelotas-RS, Boa Esporte-MG e Londrina-PR), além de outras duas longe de Natal (contra Goiás-GO e Náutico-PE). Nos outros 27 confrontos, o Alvinegro soma sete empates (Paraná-PR, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE, Juventude-RS, Inter-RS, Oeste-SP e Guarani-SP) e 20 derrotas. Dos 19 times que já enfrentou até aqui no Campeonato, o ABC perdeu para 17 deles. Até o momento, os únicos que ainda não derrotaram o time de Natal foram Brasil de Pelotas e Oeste, que ainda terão essa oportunidade até o fim do torneio.

No elenco abecedista, o clima de rebaixamento começou a reinar desde a última terça-feira, quando o time foi derrotado pelo América-MG por 2 a 0 em Belo Horizonte e ficou com apenas 0,01% de chances matemáticas de escapar da queda para a terceirona. O goleiro Edson, um dos poucos atletas que foi titular do time do começo até o fim do campeonato, admitiu que a situação está praticamente e irreversível e prometeu que, a partir de agora, a luta dos jogadores é para encerrarem a Série B de forma digna, vencendo o máximo de jogos possíveis até o seu encerramento.

Caso vença o Criciúma nesta sexta no Frasqueirão, as chances de 0,01% permanecerão apenas se Luverdense-MT e Boa Esporte-MG não vencerem seus jogos. O time de Lucas do Rio Verde terá pela frente o Paraná-PR em Curitiba (clube que briga pelo acesso a Série A), enquanto que os mineiros vão medir forças contra o Santa Cruz-PE no Estádio Dilzon Melo, em Varginha, interior de Minas Gerais. Este duelo é considerado mais ‘tranquilo’, uma vez que o time pernambucano também se encontra em situação difícil no Brasileiro e, ao lado de ABC e Náutico, aparece como virtual rebaixado para a Série C do ano que vem.

Em Ponta Negra, se de fato a queda for confirmada com três rodadas de antecedência, restará a luta pela saída da lanterna da competição. Atualmente, a distância para o Náutico, vice-lanterna, é de apenas três pontos, enquanto que para o Santa Cruz, penúltimo colocado, a diferença já sobe para cinco. O Boa Esporte, neste momento, é o clube que fecha a zona de rebaixamento para a Série C, estando empatado com o Luverdense, com 40 pontos ganhos. Ao todo, nove equipes lutam contra a ‘última’ vaga no Z4, desde o Criciúma (9º colocado com 46 pontos), até o time de Varginha, 17º com 40.