Homens valorizam mais o casamento que as mulheres, diz Datafolha - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

28/11/2017

Homens valorizam mais o casamento que as mulheres, diz Datafolha


Pesquisa do Datafolha aponta que 79% dos homens idosos no Brasil consideram o casamento importante ou muito importante. A porcentagem é superior ao registrado entre as mulheres, que ficou em 61%. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 2.732 pessoas, sendo 848 com mais de 60 anos.

A tendência de valorização maior do casamento pelos homens se repete em outros cenários. Quando pessoas com menos de 60 anos pensam no que será mais importante durante a velhice, 8% deles dizem que é o casamento, contra 3% delas. Já quando os idosos respondem o que era mais importante na juventude, 16% dizem o casamento, contra 10% delas.

Médicos e psicólogos ouvidos pelo jornal afirmam que, ao contrário do senso comum de que a mulher dessa geração seria mais dependente do marido, os homens têm dificuldade de ficar sozinhos e são menos autônomos.

A pesquisa também mostrou que os idosos são os que mais vivem sozinhos. Um quarto deles não mora com ninguém, contra em média um décimo nas faixas entre 25 e 59 anos. Entre as mulheres, a satisfação com a solidão é maior – 57% delas dizem achar ótimo ou bom morar sozinhas, contra 39% dos homens.

Sexo

De acordo com o Datafolha, cerca de metade dos idosos (53%) afirma ter relações sexuais. O resultado aponta que a redução da prática sexual ocorre de forma gradativa. Entre 55 a 59 anos de idade, 75% dizem que costumam fazer. Na de 60 a 70 anos, o índice cai a 58% e, depois, a 43% na de 71 a 80 anos.

A pesquisa mostra também que os homens fazem mais sexo. De cada cem homens com 60 anos ou mais, 83 afirmaram que costumam ter relações sexuais, contra 29 de cem mulheres.