Alemã bate recorde mundial em asa-delta no sertão brasileiro - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

29/11/2017

Alemã bate recorde mundial em asa-delta no sertão brasileiro


Com pouco mais de 10 mil habitantes no agreste paraibano e com menos de 3 mil pessoas no sertão cearense, mal poderiam imaginar os moradores das cidades de Tacima (PB) e Juatama (CE), longe de qualquer holofote, que estes locais entrariam de vez para a História. Em novembro de 2017, a multicampeã mundial em asa-delta, a alemã Corinna Schwiegershausen, completou 8 horas de voo pelas térmicas do sertão brasileiro, atravessou três estados e estabeleceu dois novos recordes mundiais femininos de voo com impressionantes 407,8 km de distância.

''Eu queria bater dois recordes. Um deles era o de distância livre, uma marca de 403km que deveria ser superada por pelo menos um quilômetro. Ao mesmo tempo, queria bater o recorde que chamamos de ‘gol declarado’, em que o piloto previamente informa um ponto específico onde irá chegar voando. Para isso precisava atingir um ponto pré-determinado, além de 367 km a partir da decolagem. Portanto, se eu conseguisse voar 405 km com um objetivo previamente informado e homologado, eu conseguiria superar as duas marcas de uma só vez. Esta me pareceu uma boa oportunidade'', contou.

Usando as coordenadas de GPS, eu vinha tentando voar de Tacima, na Paraíba, até Juatama, que é o pouso oficial da rampa de Quixadá, no Ceará. Terminou sendo bem mais difícil do que eu imaginava e tomou bastante tempo para conseguir'', concluiu a multicampeã.