Livro que conta história do município é lançado em Japi - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

16/01/2018

Livro que conta história do município é lançado em Japi


O projeto do livro “Japi, Terra Querida - em fatos e fotos” foi se desenvolvendo ao longo de mais de uma década até ser lançado na noite da última sexta-feira, dia 12, em uma cerimônia com a presença de autoridades municipais e dezenas de colaboradores que ajudaram a construir a obra. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual Coronel Manoel Medeiros II (Ginásio).

Registrar a história de Japi de forma participativa, envolvendo a comunidade no resgate dos fatos que contribuíram com o processo de desenvolvimento econômico, político, social, educacional e cultural do município foram os principais motivos que levaram o professor e ex-vereador Edson Batista a escrever o livro que descreve o município nos setores de saúde, educação, pontos turísticos, lendas, pecuária e agricultura, consideradas os principais pilares do fortalecimento da economia da cidade. 

''A história de Japi é a história de cada um de nós'', destacou o autor enaltecendo o formato da obra, construída com depoimentos e fotos dos próprios moradores que viveram cada momento desde a origem da cidade. A pesquisa foi realizada por ele ao longo de vários anos com objetivo de servir de subsídios para estudos de toda a comunidade local e de futuras pesquisas.

O propósito do livro se cumpre em uma obra de 390 páginas, formada por dezenas de imagens, documentos históricos e entrevistas, com depoimentos de quem viu a história acontecer. Foram dezenas de colaboradores, incluindo depoimentos orais, pessoas cedendo fotos, indicando entrevistados.