Audiência Pública discute ações para enfrentamento da seca no RN - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

27/02/2018

Audiência Pública discute ações para enfrentamento da seca no RN


Audiência pública discutiu o planejamento de ações para enfrentamento da seca. O encontro aconteceu em Pau dos Ferros na última segunda-feira, 26, e foi motivado pelo Ministério Público do Estado.

Órgãos presentes dialogaram sobre medidas a serem adotadas para enfrentar este período de estiagem. Somente na Operação Vertente, realizada pela Defesa Civil, 16 cidades em colapso no abastecimento de água são contempladas. Já a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, destacou o lançamento do projeto Plantadores de Água, como forma de proteger as nascentes dos rios potiguares.

A audiência pública também possibilitou que outros órgãos envolvidos na questão da seca apontassem alternativas emergentes. A Caern, por exemplo, informou que estuda a possibilidade de uma nova adutora no trecho entre as cidades de Itaú e Pau dos Ferros.

Entre as equipes presentes para tratar da situação da disponibilidade hídrica do estado estavam o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), a Defesa Civil, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).