Salvamento Aquático atende mais de três mil ocorrências em janeiro - Joabson Silva

NOVAS

06/02/2018

Salvamento Aquático atende mais de três mil ocorrências em janeiro


O Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (GBS-CBMRN), realizou, no mês de janeiro, um total de 3.421 atendimentos à população, nos mais variados tipos de ocorrências, como resgate de vítimas, atendimento pré-hospitalar, advertências, orientações, busca de cadáveres, auxílio ao público, resgate de animais, entre outros. O trabalho preventivo tem ganhado um destaque especial da Corporação, de modo a evitar a ocorrências de sinistros.

Buscando prevenir acidentes no litoral, os bombeiros intensificaram ações de orientações e advertências, em que o guarda-vida aborda diretamente o banhista para falar sobre os riscos de afogamento e das condutas de segurança pertinente ao local do banho.

No primeiro mês de 2018, os bombeiros militares realizaram 2.434 abordagens de orientação e 966 de advertência ao longo do litoral do Rio Grande do Norte. A orientação se dá por meio da abordagem direta ao banhista, informando dos riscos de afogamento e das condutas de segurança pertinente ao local do banho.

Já a advertência é uma ação realizada pelo Guarda-Vidas com silvos de apito ou outro meio de comunicação, avisando ao banhista que saia da área de risco imediatamente.

O relatório estatístico do Corpo de Bombeiros aponta que em janeiro foram realizados 15 ocorrências de salvamento aquático, sendo seis em Búzios e cinco na Praia do Meio. Nesse período foi registrado dois afogamentos seguidos de morte, sendo um em Búzios e outro no Rio Potengi, onde houve intervenção da equipe de Mergulho.