Após apagão de 5 horas, fornecimento de energia é restabelecido em Japi - Joabson Silva

NOVAS

21/03/2018

Após apagão de 5 horas, fornecimento de energia é restabelecido em Japi


Assim como em 2.049 municípios do país, a cidade de Japi também foi atingida com o apagão desta quarta-feira (21). O problema no fornecimento de energia elétrica foi registrado às 15:48, em ao menos 14 estados do Norte e Nordeste, informaram os portais de notícias.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha em uma linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. Segundo o ministro, essa linha foi programada para operar em uma potência maior.

Às 20:40, o fornecimento de energia foi restabelecido em Japi e em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, área de concessão da Cosern, que iniciou a restauração do serviço energético de forma gradativa às 17:48. Em Natal, capital do estado, contudo, a situação está sendo normalizada aos poucos. Por lá o prejuízo foi ainda maior. Com semáforos inoperantes, o trânsito ficou um caos.