Carlos Eduardo falta reunião e manda vice falar com presidente Michel Temer - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

08/03/2018

Carlos Eduardo falta reunião e manda vice falar com presidente Michel Temer


Enfrentando uma das piores crises da área de segurança, com números alarmantes de roubos e assassinatos, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), não participou da reunião convocada pelo presidente Michel Temer, nesta quarta-feira, 07, para discutir a segurança pública com os 26 prefeitos das capitais brasileiras.

O chefe do executivo enviou o vice, Álvaro Dias, para o encontro em Brasília. A reunião terminou com o anúncio da liberação de R$ 10 bilhões para ações de combate à criminalidade nos municípios. Em Natal, o prefeito Carlos Eduardo Alves participou de atividades administrativas e de solenidades públicas de entrega de medalhas de mérito.

Na reunião com os prefeitos, ocorrida no Palácio do Planalto, Michel Temer cobrou dos municípios maior presença e uma função mais “efetiva” e “participativa” na segurança de praças e escolas públicas. Ele sugeriu que os gestores se reúnam com os comandos das guardas municipais para orientar uma maior mobilização em atividades de segurança.

O prefeito de Natal foi um dos únicos ausentes ao encontro com o presidente Michel Temer e o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública). Também não participaram os prefeitos de João Pessoa (PB) e Manaus (AM). Natal teve como representante o vice-prefeito, Álvaro Dias.

A ideia é subsidiar mecanismos de combate à criminalidade e redução dos casos de homicídios. Natal, por sinal, é uma das capitais mais violentas do Nordeste, com um homicídio a cada 12 horas. Em 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), foram registrados 595 homicídios em Natal, o que representou 25% do total de mortes violentas em todo o ano. Também se registrou 4.508 veículos roubados no ano passado na capital potiguar.

Vale lembrar, ainda, que o próprio prefeito Carlos Eduardo Alves foi alvo da violência em Natal. Ele teve o veículos particular roubado. O caso foi registrado em 2016.

A agenda oficial do prefeito de Natal mostrou que ele participou da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta. A iniciativa homenageia figuras femininas que se destacaram em suas atuações frente às políticas voltadas para a mulher em Natal. Depois disso, ele participou de despachos internos.

O Agora RN procurou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Natal para saber do motivo da ausência de Carlos Eduardo no encontro com o presidente Michel Temer. No entanto, até o momento, não houve retorno das ligações.

Prefeitos participantes:

Antonio Carlos Magalhães Neto, Salvador (DEM)

Marcelo Crivella, Rio de Janeiro (PRB)

Zenaldo Coutinho, Belém (PSDB)

Geraldo Júlio, Recife (PSB)

João Doria, São Paulo (PSDB)

Alexandre Kalil, Belo Horizonte (PHS)

Iris Rezende, Goiânia (MDB)

Emanuel Pinheiro, Cuiabá (MDB)

Nelson Marchezan Junior, Porto Alegre (PSDB)

Roberto Claudio Rodrigues Bezerra, Fortaleza (PDT)

Luciano Rezende, Vitória (PPS)

Firmino Filho, Teresina (PSDB)

Guilherme Pereira de Paulo, prefeito em exercício de Florianópolis (MDB)

Rui Palmeira, Maceió (PSDB)

Edvaldo Nogueira, Aracaju (PCdoB)

Rafael Greca, Curitiba (PMN)

Marcus Alexandre, Rio Branco (PT)

Marquinhos Trad, Campo Grande (PSD)

Hildon de Lima Chaves, Porto Velho (PSDB)

Carlos Franco Amastha, Palmas (PSB)

Clécio Luís, Macapá (Rede)

Teresa Surita, Boa Vista (MDB)