Grupo holandês Vitol negocia compra da distribuidora de combustíveis Alesat - Joabson Silva

NOVAS

20/03/2018

Grupo holandês Vitol negocia compra da distribuidora de combustíveis Alesat


A Alesat, distribuidora de combustíveis dona da rede de postos ALE, está em negociação para vender sua operação para o grupo holandês Vitol, de acordo com o Valor Econômico. A negociação envolveria a participação total dos acionistas (o fundo Darby; o grupo mineiro Asamar e o empresário natalense Marcelo Alecrim). O grupo francês Total também estaria discutindo com a Alesat uma possível aquisação, mas um terceiro interessado, uma trading americana de commodities também estaria na disputa.

Com a Vitol, as conversas são mais avançadas, e o grupo deve pedir exclusividade na operação, que tem sido assessorada pelos bancos Safra, Itaú BBA e BNP Paribas. As negociações foram retomadas após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negar, em agosto do ano passado, a compra da Alesat pelo grupo Ultra, que administra a rede dos postos Ipiranga.

Em nota ao Valor Econômico, a Alesat informou que “não confirma as informações e ratifica que segue focada em seu plano de crescimento visando acelerar a expansão de seus negócios e mantendo o foco no bom relacionamento com fornecedores e revendedores de combustíveis, prática reconhecida da empresas em seus 21 anos de atividades”.

A ALE é atualmente a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com faturamento de R$ 12,5 bilhões, atendendo mensalmente a cerca de 4 mil clientes. Ela possui uma rede de cerca de 1.500 postos revendedores que geram mais de 12 mil empregos, diretos e indiretos.