Abandono ao tratamento de Tuberculose em Natal é duas vezes maior que previsão - Joabson Silva

NOVAS

18/04/2018

Abandono ao tratamento de Tuberculose em Natal é duas vezes maior que previsão


No Rio Grande do Norte, a cada 100 mil moradores, 25 têm Tuberculose. E Natal é a região mais afetada do estado. Só no ano passado, registrou 723 casos da doença. O número tende a crescer. Cerca de 60 pessoas abandonaram o tratamento – uma taxa de 8% – quase duas vezes maior do que o previsto pelo Ministério da Saúde, que é de, no máximo, 5%. A taxa, considerada alta, contribui para que os doentes continuem transmitindo a bactéria causadora da Tuberculose. O quadro preocupa a equipe de saúde, como explica a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Natal, a enfermeira Débora Costa.

“De uma forma geral, a situação de Natal é bastante preocupante diante do cenário nacional, uma vez que estamos detectando um número cada vez maior de casos de Tuberculose. Porém, nossa taxa de cura é muito baixa. Em paralelo, nossa taxa de abandono é alta. Nossa dificuldade mesmo é fazer com que esses pacientes façam adesão ao tratamento. Porque é importante que o tratamento seja concluído,porque se isso não for realizado, esse tempo pode ser prolongado por até dois anos. Uma forma de prevenir a doença é iniciando o tratamento. Porque, dessa forma, a gente bloqueia a cadeia de transmissão.”

E além de parar de transmitir a doença, com o tratamento correto, você se livra dela de verdade. Foi assim com a enfermeira Magnólia Carvalho, de 46 anos, que hoje mora na região sul de Natal próximo à entrada da cidade, na BR 304. Em 1995 ela descobriu a doença, fez o tratamento, e hoje é a prova de que o tratamento é eficaz. Agora, ela usa a experiência para aconselhar.

“Faça igual a mim. Façam o tratamento para obter cura. Procure o serviço de saúde. O tratamento de Tuberculose tem em toda posto de saúde. É gratuito. É durante seis meses. Faça o seu tratamento, não deixe de tomar as medicações corretamente, diariamente. Porque hoje estou curada e muito grata a todo o sistema que me acolheu e me tratou a contento.”

Sintomas da tuberculose

Tosse por mais de três semanas ou suor demais à noite e perda de peso muito rapidamente. Ao se sentir assim vá para a unidade de saúde mais próxima. Tuberculose tem cura. Para mais informações acesse, acesse saude.gov.br/tuberculose.