Faltando 6 meses para eleição, Bolsonaro lidera seguidores nas redes sociais - Joabson Silva -->

NOVAS

09/04/2018

Faltando 6 meses para eleição, Bolsonaro lidera seguidores nas redes sociais


Faltando 6 meses para o 1º turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede Sustentabilidade) lideram em quantidade de seguidores nas redes sociais. De acordo com pesquisa do Datafolha de janeiro, Bolsonaro é o 1º na corrida eleitoral, conseguindo até 20% das intenções de votos –em cenário sem o ex-presidente Lula (PT).

Bolsonaro só perde para Marina Silva no Twitter. A líder da Rede Sustentabilidade tem 1,9 milhão de seguidores contra 1,1 milhão de Bolsonaro (em números arredondados). Grande parte dos seguidores de Marina foi conquistada nas duas disputas presidenciais que ela participou, em 2010 e 2014.

Há uma semana, o deputado federal pelo PSL atingiu a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram. Com isso, o defensor dos militares conseguiu a marca de mais de 1 milhão em todas as principais redes sociais.

De fevereiro para março deste ano, Bolsonaro ultrapassou Alckmin em número de seguidores no Twitter. A seguir, a evolução da quantidade de seguidores dos 5 principais pré-candidatos no Twitter

No Facebook, Bolsonaro lidera com folga. Na última coleta, realizada no sábado (07/04), o deputado tinha 5,3 milhões de seguidores. Marina Silva não é popular nesta rede social, e em dezembro de 2017 teve uma queda acentuada.

No Instagram, a vantagem de Bolsonaro é muito maior. De outubro de 2017 a abril de 2018, cresceu sua quantidade de seguidores em 71,8% –cerca de 418 mil. O ex-presidente Lula também teve 1 crescimento considerável a partir de janeiro deste ano.

POR QUE ISSO IMPORTA?

Nas eleições deste ano, pela 1ª vez, candidatos, partidos e coligações poderão impulsionar suas publicações nas redes sociais. Ou seja, colocar dinheiro para melhorar seu desempenho e atrair a atenção dos usuários.

O impulsionamento de posts proporciona, entre outras coisas, que a mensagem: 1) seja exibida para o maior número possível de usuários; 2) seja direcionada a grupos específicos.

Quanto maior o número de seguidores do pré-candidato, maior será o alcance orgânico de sua mensagem –que não requer pagamento para ser exibida ao usuário.O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o patrocínio de posts a partir de 16 agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário