Ansiedade atinge 70% dos brasileiros sem emprego - Joabson Silva

NOVAS

10/05/2018

Ansiedade atinge 70% dos brasileiros sem emprego


Com o desemprego em crescimento no Brasil, aumenta também o desenvolvimento de sintomas como ansiedade, insegurança, estresse e angústia entre a população, o que pode acarretar em doenças psicológicas. Segundo pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a ansiedade atinge 70% dos brasileiros sem emprego. O Rio Grande do Norte possui atualmente 186 mil desempregados, segundo o último levantamento do IBGE.

De acordo com o estudo, divulgado na primeira semana de maio, 56% dos brasileiros desempregados desenvolveram o sentimento de baixa autoestima após perderem o emprego e 45% passaram a sentir-se envergonhados perante a família ou amigos próximos. De modo geral, o estudo descobriu que a perda do emprego desencadeou uma série de sentimentos negativos nos entrevistados, como insegurança em não conseguir um emprego (67%), estresse (64%), sensação de angustia (63%), desânimo (60%) e medo (59%).

De acordo com Karen Fantine Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Ponta Negra, é comum o sentimento de frustração após uma demissão, que pode ser acompanhado de tensão, sensação de aborrecimento, tristeza. “No entanto, se estes sentimentos persistirem de forma que a pessoa não consiga controlar, é necessária a ajuda profissional. O psicólogo, neste caso, poderá ajudar a realizar o tratamento adequado”, orienta.

Uma das possibilidades, em momentos de urgência, é buscar o serviço de escuta psicológica. “A escuta é acolhedora e sem julgamentos. Ela vai ajudar o profissional desempregado a tomar decisões, clarear as ideias, ter uma visão do que lhe aflige e ainda auxiliar em qualquer situação que esteja causando sofrimento”, explica a especialista e mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Serviço Gratuito

A Clínica de Psicologia da Estácio Ponta Negra, denominada Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), oferece atendimentos terapêuticos e serviço de plantão de escuta psicológica gratuitamente para a população, de todas as idades. O SPA fica no prédio da faculdade, localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, próximo ao Banco do Brasil. Para o plantão não é necessário agendamento.

Plantão de escuta psicológica

Terças e quintas: das 13h30 às 17h

Quartas: 7h30 às 13h30

Quintas: das 13h30 às 17h

Triagem para terapia

Quintas das 18h30 às 20h

Contato: 3642-7531