Câmara vota hoje se tira de Lula título de cidadão honorário de SP - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

09/05/2018

Câmara vota hoje se tira de Lula título de cidadão honorário de SP


A Câmara de Vereadores de São Paulo vota hoje se o ex-presidente Lula deixa de ser cidadão honorário a partir de proposta apresentada anteriormente.

O vereador Rinaldi Digilio (PRB), autor da proposta, propõe revogar todos os títulos de Cidadão Paulistano concedidos a condenados judicialmente a partir da segunda instância – caso do ex-presidente Lula, que cumpre pena de 12 anos e um mês de reclusão no processo do famoso triplex do Guarujá, imposta pelo Tribunal da Lava Jato.

Lula recebeu o título de Cidadão Paulistano em 2011, um ano depois de deixar a Presidência que ocupou por oito anos seguidos (2003/2010). Naquele mesmo ano, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, também condenado na Lava Jato e que virou delator do próprio Lula, ganhou o reconhecimento.

O ex-presidente cumpre pena em uma sala especial no último andar do prédio-sede da Polícia Federal em Curitiba desde sábado, 7. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente recebido da OAS em forma de melhorias e ampliação do imóvel.

O projeto não mira especificamente Lula ou qualquer outro condenado. Mas se a proposta de Digilio for aprovada, o ex-presidente e outros deverão perder a distinção.

O texto deve ser submetido a duas votações para ir à sanção.