Confiança da indústria volta a crescer em maio no RN - Joabson Silva

NOVAS

22/05/2018

Confiança da indústria volta a crescer em maio no RN


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Nortepassou de 54,2 para 55,0 pontos, mostrando que a confiança dos empresários aumentou entre abril e maio. Com isso, o ICEI alcançou o melhor resultado para um mês de maio desde 2013, quando o indicador atingiu 58,3 pontos.

Contudo, o empresário potiguar ainda vê piora em suas condições correntes de negócio, mas essa percepção é menos intensa do que no mês anterior. No que se refere às expectativas para os próximos seis meses, as avaliações continuam positivas, observa-se, inclusive, elevação do otimismo em relação ao levantamento de abril.


Executivos dos dois setores pesquisados – indústria da construção e indústrias extrativa e de transformação – mostram-se mais confiantes do que em abril, com os respectivos ICEIs acima de 50 pontos. No que tange aos portes de empresa pesquisados, observa-se que as médias e grandes indústrias estão mais confiantes do que no levantamento anterior, enquanto as pequenas revelam menor falta de confiança.

Em matéria de confiança, enquanto a potiguar ganhou força na passagem de abril para maio; a nacional, recuou pelo segundo mês seguido, interrompendo uma sequência de oito meses de crescimento, ou pelo menos estabilidade, do ICEI. Destaque-se, que entre agosto de 2017 e março de 2018, o índice acumulou 8,4 pontos de aumento.