Coreia do Norte alerta os EUA: Não confunda paz com sinal de fraqueza - Joabson Silva

NOVAS

07/05/2018

Coreia do Norte alerta os EUA: Não confunda paz com sinal de fraqueza


Enquanto o mundo aguarda o encontro histórico entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, o regime norte-coreano acusou o governo americano de estar arruinando o clima de diálogo e deixou um alerta: “Não será propício abordar a questão se confundirem a intenção pacífica da Coreia do Norte como um sinal de fraqueza”.

A frase foi dita por um porta-voz da Coreia do Norte em uma entrevista com o jornal estatal do país que foi divulgada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap e que mostra como a situação diplomática ainda é frágil entre os países.

O oficial condenou, ainda, falas recentes do presidente americano que ligaram as conversas de paz e a intenção de desnuclearização do Norte com a imposição de sanções econômicas e pressão militar.

Recentemente, o Trump disse que manterá sanções e a postura militarizada ante a Coreia do Norte, notando que “não irá repetir erros de governos anteriores”, reivindicando para si o sucesso no progresso das negociações de paz e atribuindo tal sucesso à sua postura firme.

Nos últimos meses, o presidente dos EUA e o líder do regime trocaram farpas e provocações, aumentando o clima de tensão em torno da crise nuclear. Especialistas preocupavam-se particularmente com a postura beligerante de Trump, avaliada como perigosa considerando a seriedade da ameaça representada pelo programa nuclear e balístico do país asiático.