Deputados avaliam que serviço prestado de Henrique Alves o credencia a disputar mandato de Federal - Joabson Silva

NOVAS

04/05/2018

Deputados avaliam que serviço prestado de Henrique Alves o credencia a disputar mandato de Federal


A conversão da prisão do ex-ministro Henrique Alves para prisão domiciliar se configura, no momento, no mais importante fato novo das eleições 2018. Deputados estaduais que conversaram com o BLOG DO FM não descartam a possibilidade de Alves, que exerceu por 44 anos mandato de deputado federal, tentar retornar a Câmara Federal. Na opinião Dos parlamentares, o ex-deputado, que não sofreu nenhuma condenação pela justiça, tem todas as condições jurídicas e eleitorais de disputar com sucesso um mandato eletivo.

Na opinião do deputado Tomba Farias (PSDB), Henrique tem uma inegável folha de serviços prestados ao Rio Grande do Norte, que o credencia a disputar qualquer cargo público dentro do Rio Grande do Norte. Líder político na região do Trairi, Tomba lembra que a cidade de Santa Cruz e a região do Trairi devem muito a Henrique Alves, cuja atuação parlamentar sempre se caracterizou por trazer benefícios para os diversos municípios do Rio Grande do Norte. “Esse trabalho de Henrique se estende a todas as regiões do Estado”, explica o parlamentar municipalista.

APOIO

Embora esteja em entendimentos sobre quem será o deputado federal que irá apoiar, Tomba Farias deixa claro que uma eventual candidatura de Henrique à Câmara Federal teria o seu apoio imediato. “Não tenho como desconhecer a correção de Henrique com Santa Cruz e o Trairi. Foram muitos os benefícios que ele ajudou trazer para o nosso povo e sua participação na construção do Teleférico foi essencial para transformar o sonho em realidade”, defende Tomba.

Na mesma linha de raciocínio segue o deputado estadual Hermano Morais (MDB). O parlamentar destaca que já assumiu compromisso para a campanha de reeleição do deputado federal Walter Alves, mas explica que diante de uma nova situação terá que haver novas avaliações. “Hoje assumi o compromisso de uma parceria com Walter Alves, mas se essa possibilidade (candidatura de Henrique) vir a acontecer, vamos fazer uma discussão interna no partido para saber como vamos caminhar para frete”, revela.

Hermano também destaca o “trabalho relevante” que Henrique fez pelo Rio Grande do Norte ao longo da vida pública. “Primeiro quero dizer que se fez justiça com Henrique, depois dessa longa temporada, onde, mesmo Henrique não criando nenhuma dificuldade para a Justiça e não sendo condenado em nenhum momento, passou quase um ano nessa situação. Ele agora retorna para o convívio familiar e terá tempo de fazer essa avaliação. Há muito tempo não converso com ele, e não sei o que passa nesse momento de angustia e sofrimento, nem o que ele tem refletido sobre a sua vida pessoal e política. Henrique tem muito serviço prestado ao povo do Rio Grande do Norte. Eu acredito que isso será levado em conta, porque ouço de muitos prefeitos lamentações pela sua ausência na defesa dos interesses do Estado”, explica.

Flávio Marinho