Militares ganham popularidade entre eleitores diante da “Onda Bolsomito” - Blog do Joabson Silva | Opinião e notícia

NOVAS

17/05/2018

Militares ganham popularidade entre eleitores diante da “Onda Bolsomito”


Os militares estão em alta na política do Brasil e a prova disso é o desempenho nas pesquisas eleitorais do maior nome da classe: Jair Bolsonaro (PSL). E como o Rio Grande do Norte não é uma ilha, é claro que essa popularidade tem seus representantes no estado. Tanto é que, em visita nesta quinta-feira, 17, a Natal, Bolsonaro vai encontrar integrantes das Forças Armadas e policiais militares pré-candidatos a deputado estadual, federal e senador, que deverão concorrer pelo partido dele, de olho na “onda Bolsomito”.

“Deverão” porque a maioria dos pré-candidatos nem é filiada ainda. “Para os militares da ativa, é apenas necessário que esteja inscrito como eleitor e tenha seu nome escolhido na convenção realizada pela agremiação pela qual pretende concorrer”, explica o advogado eleitoral Leonardo Palitó, ressaltando que, dessa forma, não é necessário que eles se filiem para ficarem “aptos” para a disputa.

Esse é o caso do coronel da Polícia Militar e ex-comandante André Azevedo, que deve ser candidato pelo PSL a deputado estadual, tendo a segurança, assim como Bolsonaro, a sua bandeira. “Os deputados aprovaram orçamentos em 2016 e 2017 que reduziu R$ 21 milhões da PM e isso foi porque faltou alguém com conhecimento da classe. Essa redução tem se refletido diretamente na segurança”, avaliou Azevedo.

Com um discurso similar, o PSL deve lançar o brigadeiro da reserva da Aeronáutica Carlos Eduardo da Costa Almeida para concorrer a uma das vagas do RN para o Senado. Para federal, o nome da sigla é o do ex-secretário de segurança do Estado general Elieser Girão Monteiro.

Recentemente, inclusive, o general Girão publicou no Twitter dele que deu uma ideia da popularidade dos militares. “A espada do Oficial deve ser usada em defesa da Pátria e da honra. Assim o fizemos no passado, fazemos no presente e o faremos no futuro. Nesse momento difícil de nossa história esse uso volta a ser necessário para recolocarmos o Brasil no Rumo certo, à direita”, postou o pré-candidato, tendo esse tuite recebido mais de 3,4 mil curtidas e 1,3 mil compartilhamentos, além de 380 comentários, a maioria positivos.

Bolsonaro chega a Natal por volta das 14h e parte para reunião com o PSL em pré-convenção realizada no Palácio dos Esportes. As 19h, o encontro é com empresários potiguares, na Fiern.