ABC resgata estátua em homenagem a Marinho Chagas, ex-lateral da Seleção - Joabson Silva

NOVAS

26/06/2018

ABC resgata estátua em homenagem a Marinho Chagas, ex-lateral da Seleção


O ABC vai inaugurar uma estátua em homenagem ao ex-lateral-esquerdo da seleção brasileira e ídolo do próprio Alvinegro, Marinho Chagas, nesta quinta-feira, antes do duelo contra o Sampaio Corrêa, pela semifinal da Copa do Nordeste. A obra do artista plástico potiguar Guaraci Gabriel ficará de forma fixa em frente ao estádio Frasqueirão e é uma reconstrução da escultura que havia sido feita há quatro anos, em Mirassol, na zona Sul de Natal.

O artista plástico já trabalhava na produção de uma nova arte em homenagem a Marinho Chagas, obra que trata como um sonho, quando recebeu o convite do ABC há cerca de um mês. A antiga escultura precisou ser retirada por falta de incentivo financeiro para a compra do material, que, na ocasião, era emprestado.


- É a realização de um sonho de seis anos. O ABC me convidou para fazer essa parceria e eu fiquei muito feliz. É uma satisfação. Está sendo feito do jeito que eu queria, com o material que eu queria. É o projeto dos meus sonhos - explicou Guaraci Gabriel ao GloboEsporte.com.

A arte de Marinho Chagas terá cerca de 11 metros de altura e será toda de ferro, assim como o projeto original. A primeira estátua de Marinho foi inaugurada em 2014, antes da Copa do Mundo, e a própria "Bruxa", como o ex-lateral era conhecido, teve a oportunidade de conhecer - ele morreu em junho daquele ano.

- Ele chegou a ver até antes da estátua. Ele chorou quando eu apresentei o projeto. Na época, nós dois não tínhamos condições de colocar a obra pra frente e ele me dizia, brincando, que 'Deus não dá asas a cobra'. Mas ele viu a obra e autorizou a utilização da imagem antes - lembra.

O ABC apostou na parceria com o artista plástico por entender também o tamanho de Marinho Chagas como jogador a nível mundial. Marinho foi o lateral-esquerdo da seleção brasileira na Copa de 1974 e visto por muitos como melhor atleta daquela posição na competição. Ele passou com destaque ainda pelo Botafogo, São Paulo, Náutico e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.

- Sempre tivemos a vontade de trazer aquela estátua para o Frasqueirão. Quando conseguimos contato com o Guaraci, fizemos o convite. Além da homenagem, é importante ainda pelo fato de Marinho Chagas ser talvez a principal referência do ABC a nível internacional. Então, também é uma forma de exposição da marca - explica Daniel Barreto, gerente de marketing do ABC.

A estátua ficará exposta na frente do estádio Frasqueirão, próximo à lojinha do clube. A localização também agradou a Guaraci Gabriel.

- O estádio fica num local de muito fluxo turístico na nossa cidade, então me agradou muito. Estou muito feliz com a realização desse sonho - destacou o artista plástico.


A intenção do Alvinegro é de que a obra de Marinho Chagas seja apenas um pilar inicial de uma série de homenagens que o clube almeja fazer.

- Nós temos a pretensão de abrir uma série de homenagens a outros ídolos históricos do ABC, com a construção de estátuas da mesma forma da de Marinho Chagas - completa Daniel Barreto.