Brasil é maioria na seleção da Copa eleita no site da Fifa; veja time - Joabson Silva

NOVAS

18/07/2018

Brasil é maioria na seleção da Copa eleita no site da Fifa; veja time


A Seleção não ganhou o hexa, mas seus talentos continuam em alta na preferência popular. Três brasileiros estão na seleção da Copa do Mundo de 2018 eleita por 129.060 votos de usuários cadastrados no site oficial da Fifa: o zagueiro Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo e o meia Philippe Coutinho. Foi a equipe com mais representantes, seguida por França, com o zagueiro Varane e o atacante Mbappé, e Bélgica, com o goleiro Courtois e o meia De Bruyne. Completam os 11, o uruguaio Godín, o croata Modric, o inglês Harry Kane, artilheiro do torneio, e o português Cristiano Ronaldo.

Só um conseguiu alcançar a maioria da preferência. Foi justamente Modric, não à toa ganhador da Bola de Ouro de melhor da Copa. O croata levou 65.177 votos, o que representou 50,5% do colégio eleitoral. Acabou seguido de perto por Coutinho, escolhido por 59.093 (45,8%), e a mais de 10 mil indicações de Mbappé, vencedor do prêmio de melhor jogador jovem entre aqueles de até 21 anos e terceiro do ranking com 54.325. Único lateral a entrar no grupo final, Marcelo terminou como o último da lista dos 11, com 22.874.

Todos os jogadores puderam ser votados, de 29 de junho, dia de descanso entre a fase de grupos e as oitavas de final, até domingo passado, algumas horas depois da decisão do título. Mas só os que participaram de três partidas ao menos foram habilitados a entrar na seleção final. Os esquemas disponíveis para as formações foram 4-4-2, 4-3-3, 3-4-3 e 3-5-2, dividindo entre defensores, meio-campistas e atacantes. Por isso e pelas atuações, acabaram entrando no 11 definitivo três zagueiros e apenas um lateral.

A seleção dos fãs não é um prêmio oficial da Fifa, apenas reflexo da votação dos usuários registrados em seu site, assim como o time dos melhores do fantasy game da Copa, espécie de Cartola FC da entidade. Na terça-feira passada, foram divulgados os que conseguiram melhor média e pontos por partida. Thiago Silva e Coutinho também ficaram entre os 11 nas duas equipes, Kane acabou como o melhor, somando 40, contra 38 do francês Griezmann, 34 de Varane, 32 do colombiano Mina e do sueco Granqvist:

Melhores médias do torneio: Courtois (BEL), Granqvist (SUE), Mina (COL), Thiago Silva (BRA) e Varane (FRA); Cheryshev (RUS), Philippe Coutinho (BRA) e Modric (CRO); Griezmann (FRA), Hazard (BEL) e Harry Kane (ING).

Maiores pontuações por jogo: Schmeichel (DIN), José Giménez (URU), Granqvist (SUE), Mina (COL), Thiago Silva (BRA); Cheryshev (RUS), Philippe Coutinho (BRA) e Quintero (COL); Cristiano Ronaldo (POR), Harry Kane (ING), Khazri (TUN).