Dois por um: saiba quem são os suplentes que podem assumir com as eleições de 2018 - Joabson Silva

NOVAS

18/07/2018

Dois por um: saiba quem são os suplentes que podem assumir com as eleições de 2018


Vista com frequência no comércio, a frase “pague um, leve dois” pode aparecer, também, na política. Isso porque quando um mandatário abre mão do mandato que exerce para ocupar um novo cargo público, o seu suplente é convocado. No Rio Grande do Norte, pelo menos 11 eleições podem beneficiar duas pessoas em cada uma delas, o que deve ser visto com atenção pelo eleitor.

O caso com maior destaque é o da senadora Fátima Bezerra (PT). Pré-candidata ao Governo do Estado, ela ainda está na metade do mantado para o qual foi eleita no Senado Federal. Se vencer o pleito, o seu primeiro suplente, Jean-Paul Prates (PT), diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, assume a cadeira na alta câmara do Congresso Nacional.

Na Câmara Municipal de Natal, há dez vereadores pré-candidatos em 2018, todos querendo vaga em outras casas legislativas: Assembleia, Câmara dos Deputados e Senado. Alguns deles já mudaram de partido, mas o suplente continua sendo da coligação pela qual foram eleitos em 2016. É o que diz claramente a legislação eleitoral.

No caso dos vereadores Carla Dickson (PROS) e Ubaldo Fernandes (PTC), que querem ser deputada federal e deputado estadual a partir do próximo ano, respectivamente, a eleição deles significaria a convocação de dois suplentes da mesma coligação. O vereador Dagô (DEM), hoje em exercício em razão do afastamento de Kleber Fernandes (PDT), teria seu espaço efetivado e César de Adão Eridan (PR) ocuparia a segunda cadeira deixada vaga.

Uma situação semelhante pode acontecer com o PEN, que saiu com nominata própria nas eleições municipais. Tanto a vereadora Nina Souza (PEN) quanto o vereador Preto Aquino (PEN) querem deixar a Câmara e entrar na Assembleia e no Senado, respectivamente. Em caso de eleição dupla, os suplentes Sérgio Pinheiro (PEN) e Zé Humberto (PEN) são convocados.

No interior do Estado, há muitos vereadores pré-candidatos em 2018, onde a dinâmica da convocação de suplentes também vale em caso de eleição. Abaixo, o Portal No Ar traz a relação da Câmara de Natal, com os postulantes, os cargos que pleiteiam e quem assume com a vitória dos mesmos.

Pré-candidatos a deputado (a) estadual

Ubaldo Fernandes (PTC) – Dagô (DEM), César de Adão Eridan (PR)
Eudiane Macedo (PTC) – Fulvio (Solidariedade)
Franklin Capistrano (PSB) – Eduardo Machado (PPS)
Sandro Pimentel (PSOL) – Maurício Gurgel (PSOL)
Cícero Martins (PSL) – Lilico Bezerra (PSD)
Nina Souza (PEN) – Sérgio Pinheiro (PEN), Zé Humberto (PEN)

Pré-candidatos a deputado (a) federal

Carla Dickson (PROS) – Dagô (DEM), César de Adão Eridan (PR)
Natalia Bonavides (PT) – Divaneide (PT)
Robson Carvalho (PMB) – Daniel Arruda (PMB)

Pré-candidato a senador

Preto Aquino (PEN) – Sérgio Pinheiro (PEN), Zé Humberto (PEN)