Enem: professor diz como manter o ritmo de estudos durante as férias - Joabson Silva

NOVAS

06/07/2018

Enem: professor diz como manter o ritmo de estudos durante as férias


Durante o período do recesso escolar, é normal que o estudante dê uma freada nos estudos para relaxar um pouco. Porém, o mês de julho é estratégico para quem quer conquistar uma vaga na universidade. Trata-se do último respiro antes da reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por isso mesmo, requer planejamento.

É preciso que o candidato saiba equilibrar momentos de lazer com os estudos, para não se desligar durante um mês inteiro. Quem recomenda é o professor Antônio Teófilo, que coordena o Ensino Médio do Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal. Segundo ele: o momento é crucial para recuperar as energias e voltar para o segundo semestre letivo com gosto de gás.

O educador afirma que são pontos importantes para manter o ritmo: criar uma rotina específica para as férias, sem aumentar a carga; equilibrar os horários de estudo com os de descanso; focar nas disciplinas nas quais há mais dificuldades; alternar o conteúdo das disciplinas de hora em hora.

Antônio Teófilo destaca que, em caso de viagens, é importante curtir a família, o passeio e os amigos, sendo possível um estudo indireto, com a visita a museus e lugares históricos. Filmes relacionados a conteúdos também são bem-vindos durante o recesso, segundo o professor, que ainda ressalta a necessidade de se manter a rotina de sono, para que a volta às aulas não seja tão dificultosa.

A edição 2018 do Enem será realizada em 4 e 11 de novembro, simultaneamente em todo o Brasil. Cerca de 180 mil potiguares vão fazer as provas no Estado.