Justiça eleitoral pede reforço de tropas federais em 97 cidades do Estado - Joabson Silva

NOVAS

26/07/2018

Justiça eleitoral pede reforço de tropas federais em 97 cidades do Estado


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitou a atuação de tropas federais no estado durante as eleições deste ano. O pedido foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisita reforço na segurança para assegurar a tranquilidade dos eleitores em 97 dos 167 municípios potiguares.

O pedido da corte eleitoral potiguar prevê reforço da segurança em 39 das 69 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. O pedido é maior do que aconteceu em 2016. No último pleito, para prefeitos e vereadores municipais, as tropas federais atuaram em 86 cidades potiguares.

O pedido de ajuda ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2016, apenas o município de Parnamirim não recebeu tropas federais de segurança.

Segundo o relator do pedido, o desembargador Dilermando Mota, a presença de tropas federais nas eleições do Rio Grande do Norte é justificada pelo acirramento político nos municípios requerentes. “Sobretudo os arraigados em um histórico de intensa rivalidade, associado a um flagrante déficit de efetivo policial nos referidos municípios”, aponta.

Ainda segundo o desembargador, o emprego das tropas federais vai garantir que “O chamamento democrático para o exercício do voto, em respeito à incolumidade da soberania popular, transcorra de forma regular e tranquila”.