Principal introdutor do Muay Thai no Brasil, Nélio Naja morre aos 65 anos - Joabson Silva

NOVAS

13/07/2018

Principal introdutor do Muay Thai no Brasil, Nélio Naja morre aos 65 anos


Considerado o principal introdutor do Muay Thai no Brasil, Nélio Naja, de 65 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (12), na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em uma casa de escombros construída por ele mesmo, onde nos últimos anos, vivia de forma isolada e esquecida, como o próprio dizia.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade de Almirante, Naja teve o corpo encontrado em sua própria casa, feita de escombros, onde vivia como um ermitão, e a morte teria acontecido por “causas naturais”. A tendência é que mais detalhes de sua morte sejam esclarecidos nos próximos dias.

Nélio Borges de Souza nasceu no Rio de Janeiro e, inicialmente, conheceu os estilos de luta durante o período que passou como paraquedista da Aeronáutica. Alguns anos depois, “Naja” foi para Curitiba, onde dedicou seu tempo para passar técnicas de Taekwondo e, posteriormente, de Muay Thai. Segundo o próprio, as técnicas teriam sido desenvolvidas após ter passado dois anos na Tailândia.

Seu estilo de luta no Muay Thai foi considerado como base para diversos lutadores de Curitiba, fazendo com que a cidade, tempos depois, se tornasse um dos principais celeiros de atletas de Muay Thais no país. Vale ressaltar que Anderson Silva, por exemplo, se destacou por anos no UFC com seu estilo de luta baseado na arte marcial.

Todavia, nos últimos anos, Naja resolveu viver de forma isolada. Em algumas entrevistas, Nélio falava com decepção que foi “esquecido” por lutadores jovens que, posteriormente, alcançaram a fama.