Fátima Bezerra mantém dobro das intenções de votos sobre Carlos Eduardo Alves - Joabson Silva

NOVAS

27/08/2018

Fátima Bezerra mantém dobro das intenções de votos sobre Carlos Eduardo Alves


A pesquisa estimulada do Instituto Seta em parceria com o Blog do BG divulgada nesta segunda-feira (27) mostrou a senadora Fátima Bezerra (PT) à frente na corrida pelo governo do RN, com 26%. Ela tem o dobro das intenções de voto sobre o segundo colocado, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), que aparece com 13%.

Em terceiro lugar está o governador Robinson Faria (PSD), com 10%. O Professor Carlos Alberto (PSOL) recebeu 2% das intenções de voto. Ele é seguido por Heró Bezerra (PRTB), Dário Barbosa (PSTU) e Brenno Queiroga (Solidariedade), que aparecem com 1%, cada. O total de indecisos é de 9% e o de brancos e nulos de 37%.

A pesquisa foi realizada com 1300 entrevistados de todas as regiões do estado entre os dias 18 e 20 de agosto. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Os dados estão registrados na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-05667/2018 e BR-00927/2018.

No levantamento anterior Seta/BlogdoBG, divulgado em 8 de agosto, Fátima aparecia com 25,5%, enquanto Carlos Eduardo Alves (14,7%), Robinson Faria (8,7%) e Professor Carlos Alberto (2,6%). Os demais nomes não somaram 1%. O total de brancos e nulos é de 37% e o de indecisos, 10,5%.

Pesquisa espontânea

A senadora Fátima Bezerra é a candidata ao governo mais lembrada pelos entrevistados da pesquisa, com 12% de intenções de voto.

No levantamento espontâneo, aquele em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Carlos Eduardo Alves marca 7%, seguido pelo governador Robinson Faria, que tem 3% das citações. Outros candidatos somaram 2%.

Indecisos são 40% e 36% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Rejeição

Outro item verificado pelo instituto Seta foi a rejeição entre os candidatos ao Governo. Ou seja, aquele candidato em que os eleitores dizem que não votariam de maneira alguma. Robinson aparece na frente com 30%. Em segundo está Fátima Bezerra (8%) e Carlos Eduardo Alves (7%). Os demais nomes atingiram 1%. O total de indecisos foi de 27%.

Desaprovação

O instituto Seta também perguntou aos potiguares sobre a gestão do governador Robinson Faria e um total de 79% disse desaprovar. Apenas 13% respondeu que aprova e 8% não souberam ou não opinaram.

Os entrevistados ainda puderam avaliar a gestão e 58% classificou como péssimo, 15% como ruim e 21% como regular. 5% avaliaram como bom e 1% como ótimo.