Lobista preso ‘trabalha’ em gabinete de deputada estadual - Joabson Silva

NOVAS

14/08/2018

Lobista preso ‘trabalha’ em gabinete de deputada estadual


Preso à manhã desta terça-feira (14) em Natal, no rastro da “Operação Tubérculo” do Ministério Público do RN (MPRN), o lobista Edvaldo Pessoa de Farias é funcionário da Assembleia Legislativa do RN. Entre amigos é conhecido pelo apelido de “Bola”.

A informação corrente é de que não costuma aparecer no local de trabalho para dar expediente.

“Bola” está lotado no gabinete da deputada estadual Cristiane Dantas (PPL), mulher do vice-governador dissidente e ex-deputado estadual Fábio Dantas (PSB), com quem tem ligação antiga e já ‘trabalhou’ na própria AL.

Antes, Edvaldo Farias, o Bola, já tivera esse vínculo com Arlindo Dantas, atual prefeito de São José de Mipibu, pai de Fábio Dantas, que também fora deputado estadual.

Segundo dados oficiais coletados no Portal da Transparência da AL, Edvaldo é “assistente parlamentar” com salário básico que chega a R$ 3.370,56.

Nos intramuros da política, Edvaldo Pessoa tem atuação conhecida como discreta, prestando serviços a políticos e partidos. É meio-de-campo para emendas parlamentares, segundo versão corrente, sobretudo para área da Saúde.

O que é um lobista? É a pessoa que cuida de certos ramos de negócio nos bastidores da política, articulando pressão e intermediando benefícios, para encaminhamento de projetos do interesse de alguém, de grupos ou algum setor produtivo (ou não).

Do Blog do Carlos Santos