Lula vence no RN com 47%, diz Pesquisa Seta - Joabson Silva

NOVAS

27/08/2018

Lula vence no RN com 47%, diz Pesquisa Seta


A pesquisa do Instituto Seta, divulgada pelo Blog do BG nesta segunda-feira (27), avaliou a corrida presidencial nas eleições 2018 em dois cenários estimulados: um com o ex-presidente Lula (PT), e outro sem, diante do impasse jurídico em torno do registro de sua candidatura.

No cenário com Lula, o petista lidera com 47% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 17%, Ciro Gomes (PDT), com 4% e Marina Silva (Rede), 3%. Geraldo Alckmin (PSDB) atingiu 1%. Os demais nomes não. O total de brancos e nulos é de 22% e o de indecisos de 5%.

Quando o nome de Lula é substituído pelo do seu candidato a vice, Fernando Haddad (PT), a chapa aparece com 17%, tecnicamente empatado com Bolsonaro, que pontua 18%.

Em seguida surgem Ciro Gomes (6%), Marina Silva (4%), Geraldo Alckmin (2%) e Álvaro Dias (1%). Os demais candidatos não somara 1%. O total de brancos e nulos foi de 43% e o de indecisos de 8%.

A pesquisa foi realizada com 1300 entrevistados de todas as regiões do estado entre os dias 18 e 20 de agosto. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Os dados estão registrados na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-05667/2018 e BR-00927/2018.

Espontânea

O ex-presidente Lula segue liderando a preferência do eleitorado e é o nome mais lembrado pelos potiguares na disputa pelo Palácio do Planalto. Ele tem 32% das intenções de voto espontâneas, quando não é apresentada lista de candidatos ao entrevistado.

Jair Bolsonaro aparece com 12% das preferências. Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin marcaram 1%, cada. Os demais não pontuaram acima desse patamar.

Indecisos são 25% e 27% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Rejeição

O candidato à Presidência com maior rejeição é Jair Bolsonaro com 23%, segundo a pesquisa do instituto Seta. A rejeição mede aquele candidato em que a população não vota de maneira alguma.

Em segundo aparece o ex-presidente Lula com 11% de rejeição. Ele é seguido por Geraldo Alckmin com 4%, Ciro Gomes e Marina, ambos com 3%, Henrique Meirelles com 2% e Guilherme Boulos 1%.

Governo Temer

Entre os potiguares 91% desaprova a gestão do presidente Michel Temer, segundo a pesquisa do instituto Consult. Segundo o levantamento, apenas 5% aprovam e 4% não sabem ou não opinaram.

Os mesmos entrevistados ainda puderam avaliar a gestão do presidente e 79% afirmaram ser péssima, 10% disseram ser ruim e 8% consideram regular. Apenas 2% avaliaram como bom e 1% como ótimo.