Pavão, Jumento e Caramuru: os nomes curiosos das eleições no RN - Joabson Silva

NOVAS

22/08/2018

Pavão, Jumento e Caramuru: os nomes curiosos das eleições no RN


Vai eleição, vem eleição, mas os nomes de alguns dos candidatos sempre acabam causando curiosidade. No pleito deste ano não será diferente. No Rio Grande do Norte, os nomes alternativos passam pela história da humanidade e seguem até aos animais.

Arquelaus (PRP) é um dos primeiros nomes a constarem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como candidato a deputado federal pelo RN. O candidato registrou para a urna um nome cuja origem vem da era antes de Cristo e remete a várias figuras históricas da humanidade. Ele teria sido, inclusive, o sucessor de Herodes, aquele rei que, segundo a Bíblia mandou matar todos os recém-nascidos quando soube que Jesus havia nascidos.

Outro candidato potiguar com nome relacionado à história, desta vez, do Brasil, é Caramuru Paiva (PT), que também concorre ao cargo de federal. Caramuru – nome que significa “moreia” – foi a alcunha dada a Diogo Álvares Correia após a chegada ao Brasil.

Deixando a história de lado, o pleito de 2018 também traz nome de um personagem de desenho infantil, que vivia na pré-história. Além disso, também é a alcunha de um ex-participante e vencedor da primeira edição do reality show Big Brother Brasil (BBB). Bambam (SD) agora também é o nome de “guerra” de Alexandre Feitosa da Silva, que busca uma vaga de deputado estadual no RN. É a segunda tentativa dele, uma vez que em 2016, candidatou-se a vereador em Natal e ficou na suplência.

Velho conhecido no cenário político de Mossoró, com duas candidatura à Prefeitura, Cinquentinha ou Raimundo Nonato Sobrinho (DC), como foi batizado, representa o mundo dos veículos no pleito deste ano. As populares motonetas poderão ser relembradas na Assembleia Legislativa do RN todas as vezes que seu apelido for mencionado, caso conquiste a vaga.

Os representantes das profissões não ficam de fora da disputa. Além dos diversos professores, doutores e policiais, a eleição para a Câmara dos Deputados apresenta “Confessor, o Agente da Gente”, do PRTB. Esse é o nome da urna de José Confessor Teixeira que, como agente de saúde e sanitarista, resolveu destacar sua ocupação no nome de campanha.

Reino Animal

Os candidatos que carregam nomes de animais são, sem dúvida, o mais curiosos nas eleições. A lista do portalnoar.com.br conta com quatro nomes alternativos.
Abrindo a lista, aparece Alex do Frango. Ele é candidato a deputado federal pelo PMB e já está no segundo mandato como vereador de Mossoró. Seu nome de batismo é Alexsandro Vasconcelos Valentim.

Não menos interessante, surge Assis, O Homem do Jumento (PRB). Comerciante mossoroense, Francisco de Assis de Souza disputa sua primeira eleição disputa uma vaga para deputado estadual em sua primeira eleição.

E o que dizer de Pavão Goleiro? Esse é o nome que vai aparecer para quem votar em José Francimário Fidelis, do Solidariedade. Seu apelido é justificado pela sua ocupação registrada no TSE para o cargo de deputado estadual: atleta profissional e técnico em desportos.

Por fim, aparece o candidato Xerife Saruê. Mas você sabe o que é saruê? Esse animal é uma espécie de gambá muito encontrado nos estados nordestinos. José Erivan Ferreira Confessor concorre ao pleito de deputado estadual pelo PPL.