Vice de Brenno Queiroga, delegado Sérgio Leocádio promete firme combate ao crime organizado - Joabson Silva

NOVAS

15/08/2018

Vice de Brenno Queiroga, delegado Sérgio Leocádio promete firme combate ao crime organizado


Delegado de Polícia há 35 anos, Sérgio Leocádio ficou conhecido entre as instituições policiais como um profissional linha dura, mas também correto, honesto e ficha limpa. Na profissão para a qual foi designado, por meio de concurso público, exerceu a titularidade de várias delegacias, departamentos, diretorias e foi Delegado Geral Adjunto de Polícia Civil e Secretário Municipal de Defesa Social do município de Natal. Como vice-governador na chapa composta com o engenheiro civil Brenno Queiroga, candidato ao Governo do Estado, a maior missão do delegado Sérgio Leocádio será a Segurança Pública.

Para o pré-candidato a vice-governador, é preciso entender do assunto para focar na Segurança Pública. “É preciso atacar de frente o problema do sistema carcerário do Rio Grande do Norte, o problema da reestruturação dos órgãos de Segurança Pública, introduzir a tecnologia na Segurança, algo que não existe hoje e, com mãos muito firmes, resgatar a situação em que o bandido teme o policial, porque o que temos hoje é o inverso. É preciso atacar na fonte, nos chefes do crime organizado e, não, como se está fazendo com prisão de pequenos traficantes e apreensões de pequenas quantidades. É preciso ir à fonte do problema”, pontua Sérgio Leocádio.

A interação entre os órgãos de Segurança Pública também é outra prioridade do delegado de carreira. “O sistema só funciona com um planejamento único de trabalho e com um aparelhamento de Segurança Pública que fale a mesma língua. Hoje não temos interação nenhuma, é um desastre. A interação existe apenas na boca dos gestores que precisam ter esse discurso. Mas é preciso que ela exista na prática para resgatar a união com os órgãos de Segurança Pública”, explica Leocádio.

Honestidade e firmeza nas ações são as principais características do pré-candidato a vice-governador. “Costumo dizer que sou da escola de Dr. Maurílio Pinto de Medeiros, o grande mestre, e acho que a Polícia tem que ser assim, dura e honesta. Ao longo do período que exerci função pública no Rio Grande do Norte, sempre fui muito respeitado pelos juízes, promotores, advogados, policiais, pela imprensa. Sempre pautei minha conduta na Polícia pela honestidade, pela firmeza e pela conduta de ficha limpa. Esse é o grande legado que deixei como Delegado de Polícia e, por isso, conquistei o respeito de todas as instituições policiais. Todos os ‘irmãos’ me conhecem como um delegado linha dura, mas correto, honesto e ficha limpa. Minha vida toda foi fazer segurança. Então, para mim, é fácil trabalhar com segurança. Basta ter comprometimento, foco e o governo com prioridade no assunto”, garante Leocádio.

Questionado sobre o motivo que o fez aceitar compor a chapa com Brenno Queiroga, Sérgio Leocádio afirma que acredita no compromisso e na experiência do governadorável. “O Rio Grande do Norte precisa de uma mudança radical, de pessoas que sejam comprometidas e que tenham honestidade. Vi no Brenno um gestor, um cara q tem experiência na gestão pública, que é jovem e, sobretudo, que é ficha limpa. Isso era pra ser uma condição básica, mas hoje em dia não temos isso nos políticos, principalmente, no RN”.

Atualmente, Sérgio Leocádio exerce a diretoria da Natal Vigilância, um grupo familiar que consiste em empresas de vigilância armada e de tecnologia na área de segurança. “Esse legado que construí com minha família me deu a honra e a oportunidade de ser o gestor da segurança privada de toda a Copa do Mundo da FIFA, realizada em Natal em 2014, época que o Rio Grande do Norte teve a melhor segurança. Comandei 1000 homens por dia, nossa equipe recebeu elogios da FIFA e essa experiência me fez ter a certeza de que tecnologia, segurança privada e segurança pública podem, sim, caminhar juntos”, conclui.